GRANDE SÃO LUÍS: EM PAÇO DO LUMIAR, SAÚDE AGONIZA E LUMINENSES CAEM EM DESESPERO

Munícipes foram abandonados à própria sorte
Eles usam as redes sociais para implorar por socorro 
Prédio alugado para funcionamento da antiga Unidade Mista da cidade opera sem condições adequadas.

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE

Cidade que compõe a região da Grande São Luís, onde se concentra grande parte dos interesses do estado, Paço do Lumiar enfrenta nos dias atuais uma das piores gestões de sua história. Não fosse apenas a crise politico-administrativa que assola a cidade, as terríveis condições da Saúde do município-humilhantes e desumanas – bastariam por si mesmas para que se decretasse estado de sítio.

 
Dependências da antiga Unidade Mista de Paço do Lumiar, localizada à Av. 13 no bairro   Maiobão: abandono que migrou para Av. 10.

Urgindo intervenção federal no setor, a única unidade de saúde existente, hoje, em Paço atua de forma ultra precária , sem mínimas condições de funcionamento. Um verdadeiro deboche ofertado pela administração de Domingos Dutra, prefeito eleito sob a égide antisarneysista, há 11 meses.

 
O prefeito Domingos Dutra: égide antisarneysista que não se aplica à Saúde.

Nos últimos 15 dias, os luminenses caíram em desespero diante do caos reinante na área essencial e usam , atualmente, suas redes sociais para denunciar o total abandono do setor. Em prédio alugado, a antiga Unidade Mista localizada à Av. 13 do bairro Maiobão foi removida para Av. 10 na mesma localidade, só que com algumas peculiaridades: ambiente escaldante, tórrido, calorento e sem leitos. Uma tipificação do que entende como gestão de Saúde a administração de Domingos na sexta maior cidade maranhense.

 
PIOROU Unidade Mista em novo endereço: maus tratos, calor e humilhações.

Quem precisa de atendimento de emergência deve aguardar. Essa e outras realidades vêm sendo sentidas pelos luminenses da região urbana de Paço. Muitos deles, com temor de verem os parentes morrerem à míngua na Unidade procuram as Upas mais próximas. O município não se sustem nesse particular e as políticas públicas que deveriam – por obrigação- ser implementadas na Saúde, literalmente, não existem. A Promotoria responsável ainda não avaliou o problema.

 
Mulher desmaia em amontoado da Unidade Mista no Maiobão: paisagem diária.

Há também informações de que sequer vistorias foram feitas até aqui pelos órgãos fiscalizadores em Paço do Lumiar.

O caos continua.