Sebrae assina convênios com o Senai e Sesi

Os documentos foram assinados na reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae no MA. Na ocasião, um novo conselheiro tomou posse e foram apresentados os resultados do Salão do Turismo e da Expoindústria.

São Luís – O Sebrae no Maranhão assinou dois convênios: um com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai- MA) e outro com o Serviço Social da Indústria (Sesi), ambas entidades do Sistema Fiema. Os documentos foram assinados durante na última reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, ocorrida nesta quarta-feira (20).

O convênio com o Senai prevê o treinamento de instrutores da intituição na disciplina de empreendedorismo e foi assinado pelo superintendente da Fiema, Albertino Leal, que responde pela diretoria da empresa.

Já o convênio com o Sesi prevê a aplicação das metodologias do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) – Despertar e Crescendo e Empreendendo – e foi assinado pela superintendente do Sesi, Roseli Ramos.

Pelo Sebrae quem assinou os dois convênios pelo Sebrae foi superintendente do Sebrae, João Martins. “Estes documentos oficializam com o Sesi uma parceria que já aconteceu em 2017 e firma uma parceria com o Senai, que com certeza gerarão resultados importantes para nossa economia no curto, médio e longo prazos, com geração de oportunidades para os maranhenses. Estamos muito felizes por estarmos encontrando soluções juntos e caminharmos numa mesma direção”, disse Martins na ocasião.

“O impacto onde iremos aplicar as metodologias de educação empreendedora desenvolvidas pelo Sebrae e que serão aplicadas nas escolas do Sesi será grande. Com este esforço vamos lavar um conhecimento grande que, com certeza, mudará a vida das pessoas”, comentou a superintendente do Sesi-MA, Roseli Ramos.

Para o superintendente da Fiema, Albertino Leal, os dois convênios assinados revelam o potencial para encontrar soluções dentro do próprio Sistema “S”. “As entidades do Sistema “S” têm muita expertize e potencial de parcerias que geram resultados entre estas instituições. E estes convênios que assinamos hoje demonstram bem isso”, disse Leal.

“O momento é importante por demonstrar a sinergia que existe entre as entidades do Sistema “S” e como juntos podemos encontrar soluções para fazer o Maranhão avançar mais e crescer a passos firmes”, comentou o presidente do CDE do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

 

Conselheiro e Resultados

Além da assinatura dos dois documentos, durante a reunião do CDE do Sebrae no Maranhão um novo conselheiro tomou posse. Trata-se do empresário João Batista Rodrigues que assumiu a vaga de conselheiro suplente, representando o Senai- MA. Ele substituiu Alexandre Rodrigues Ataíde.

Na mesma ocasião, o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, apresentou os resultados do Salão do Turismo, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, de 8 a 10 de novembro, e foi promovido pelo Sebrae e Governo Estadual, por meio da Secretária Estadual de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

De acordo com os dados o Salão foi visitado por 2546 pessoas, contou com a participação de representantes de 47 prefeituras e treinou 147 pessoas em oficinas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e 316 pelo próprio Sebrae.

“Os números foram positivos, mas a maior vitória alcançada não se traduz em números. Nós conseguimos a reaproximação do trade ainda mais neste momento de oportunidades de pós crise”, explicou Morais.

Os resultados da Expoindústria – também realizada de 8 a 10 de novembro, no Multicenter Sebrae, pela Fiema, com correalização do Governo estadual do Sebrae no Maranhão – também apresentados pelo superintendente da Fiema, Albertino leal.

De acordo com os dados apresentados, na Expoindústria 2017, teve 165 empresas e sindicados da indústria expondo, um número 40% maior do que na edição anterior, recebeu mais de 17 mil pessoas e gerou uma expectativa de negócios futuros da ordem de R$ 243 milhões.

Além disso, 774 participantes foram treinados em 10 oficinas, 84 palestras. “Sem o Apoio do Sebrae não se teria feito a Expoindústria. Grande parte deste último resultado é reflexo do esforço que o Sebrae fez para a ExpoIndústria”, afirmou Leal.