Acidentes com quebra de poste crescem no Maranhão e prejudicam fornecimento de energia

Nestes casos a Cemar orienta que as pessoas não fiquem próximas de cabos partidos ou caídos

 

O que tem se tornado comum nos últimos tempos é a frequência dos acidentes de trânsito com postes em todo o Estado do Maranhão, principalmente no período chuvoso, onde pista molhada potencializa estes acidentes. O prejuízo contabilizado vai desde os danos materiais, até a falta de fornecimento de energia para a população.

Segundo os dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), até a data de 26 de dezembro de 2017, já foram registrados 2.039 acidentes com postes da rede de energia elétrica, já no ano anterior foram totalizados 1.860 acidentes.  No mesmo período (até 26/12) somente em São Luís foram registrados 496 acidentes, sendo 146 acidentes a mais que no ano anterior que terminou com um total de 350 acidentes de quebra de postes na grande ilha.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. Como uma das medidas de prevenção, a Cemar vem promovendo ações educativas sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente no período chuvoso. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

A Cemar orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta a população entre em contato com nossos canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no site www.cemar116.com.br, ou pelo aplicativo para smartphones android e IOS), e informe o local com ponto de referência. A Cemar dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Assessoria de Imprensa da Cemar