O artigo de fim de ano do senador Roberto Rocha *Na bacia das almas*

*Roberto Rocha*

A nova geração talvez não conheça o sentido da expressão “bacia das almas”. Ela tem uma longa história, desde o período medieval, e refere-se à caridade cristã. Mas acabou ganhando o sentido mais usual e popular associado à “última oportunidade”, à derradeira chance de obter alguma coisa.

Pois foi exatamente o que Imperatriz conseguiu, na bacia das almas do orçamento federal, quando fiz plantão durante as férias em Brasília, aproveitando os desbloqueios de última hora em verbas governamentais. Graças a essa vigília o Governo liberou, no dia 28 de dezembro, verbas para quatro importantes obras na cidade: o início da construção da Ceasa, do Panelódromo, do Shopping Popular e a continuidade das obras da Travessia Urbana.

 

São todas obras estruturantes, que vão sistematizando uma nova configuração urbana para o município, ao organizar o sistema de produção e de oferta de alimentos, disciplinar o comércio informal e permitir o melhor escoamento da produção. Elas vão beneficiar produtores, distribuidores e consumidores em toda a região tocantina.

 

O panelódromo será construído em uma área de 6,7 mil metros quadrados e contará com um Centro de Convivência de Comidas Típicas. A ideia é criar um ambiente destinado a reunir, em um único espaço gourmet, cozinheiros e frequentadores da antiga e famosa Quatro Bocas.

O Shopping Popular irá retirar os comerciantes da rua e colocá-los em uma área adequada, com todos os confortos modernos para oferecer melhores condições de trabalho aos ambulantes.

A Ceasa beneficiará os produtores dos municípios em torno de Imperatriz, que cultivam hortifrútis, em razão da quantidade de água, terras boas para plantios e o povo vocacionado para esse tipo de produção.

E a travessia urbana finalmente destrava uma obra que é um antigo sonho de mobilidade para a região.

Embora tenha se concretizado na “undécima hora” (outra expressão antiga), os projetos vinham sendo trabalhados em sintonia fina por meus gabinetes em Brasília e em Imperatriz, ao longo do ano. Foi uma luta árdua, com muitas visitas a gabinetes, inúmeros documentos, pré-projetos, diálogos na planície e no planalto.

 

O que vale, finalmente, é que saímos “do word para o excell”. Os valores, que ultrapassam 15 milhões de reais, estão lançados. Vale mencionar a estratégica parceria entre meu gabinete com a Prefeitura de Imperatriz e a Codevasf. Uma parceria que se tornou possível graças à lei de minha autoria, recentemente sancionada, que estendeu as ações da empresa para todo o território maranhense.

 

Entre o Natal e o Ano novo costuma ser época de desejar boas notícias. Mas a melhor maneira não é apenas desejar, mas oferecer boas novas a todos os moradores da região tocantina. Feliz 2018!