Barreirinhas terá programa de educação empreendedora no ensino fundamental

A proposta foi apresentada pelo Sebrae e foi aceita pela Prefeitura da cidade. A formalização da parceria deverá ser feita na próxima semana.

Barreirinhas – O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), será implantado no ensino fundamental de Barreirinhas. Nesta quarta-feira (3) o Diretor Técnico o Sebrae Maranhão, José Morais, alinhou com o prefeito da cidade, Alberico Filho, e a secretária municipal de Educação, Marta Reis, sobre a aplicação do programa no ensino fundamental do município. A proposta apresentada pelo diretor técnico da instituição foi aceita pelo prefeito e deverá ser formalizada já na semana que vem.

A expectativa é capacitar 30 professores do ensino fundamental que irão instruir por volta de 600 alunos em escolas do centro e da zona rural de Barreirinhas, já no primeiro semestre de 2018.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é voltado para estudantes de 6 a 14 anos, onde a ideia é de que eles estejam preparados para atuar e pensar de maneira empreendedora. O programa de educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental em Barreirinhas, incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Após a reunião com Prefeito, a equipe técnico pedagógica da Secretaria de Educação, foi apresentada a metodologia JEPP, na sede do Núcleo de Apoio Empresarial (NAE), a apresentação ficou por conta da Gestora Estadual do Programa Nacional de Educação Empreendedora, Raíssa Amaral. Também fizeram parte da equipe técnica do Sebrae que este em Barreirinhas o coordenador de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz, e a coordenadora do Núcleo de Apoio Empresarial (NAE) de Barreirinhas, Flavia Nadler.

Para o diretor técnico do Sebrae, o programa ajudará a desenvolver pequenos negócios no futuro e se adequa ao momento que por qual Barreirinhas está passando. “Barreirinhas vem sendo um dos destaques do destino Rota Das Emoções, reputação que vem do trabalho que poder público, trade turístico e Sebrae construíram em conjunto ao longo desses mais de 11 anos de Rota. Porém esse legado precisa ser mantido, e o JEPP é uma iniciativa fundamental para educar os jovens dentro dos preceitos da educação empreendedora, para que no futuro, eles sejam os guardiões dessa herança”, ressaltou Morais, Diretor técnico do Sebrae no Maranhão.