Sebrae entrega estudos sobre turismo no Maranhão

Foram apresentados e entregues três estudos e propostas para os polos Floresta dos Guaras, Litoral Ocidental e Chapada das Mesas que nortearão o trabalho da entidade em 2018.

São Luís – O Sebrae no Maranhão entregou três estudos sobre o segmento do turismo nesta segunda-feira (12) no Sebrae Jaracaty. Tratam-se da Proposta de Roteirização Turística do Polo Floresta dos Guarás, do Diagnóstico do Estudo do Turismo Religioso no Litoral Ocidental e da Proposta de Roteiro Integrado do Jalapão e Chapada das Mesas.

Os três estudos foram realizados no ano passado, abrangem novas áreas de atuação no desenvolvimento do turismo no Maranhão e trazem propostas de trabalho para ser desenvolvidas em 2018.

“Acreditamos no Turismo deste estado como forma de desenvolver mais rapidamente a região. Temos muitas belezas naturais e potencialidades que precisamos trabalhar. O que queremos fazer é nivelar o turismo com outras atividades econômicas”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.

LITORAL OCIDENTAL

A Proposta de Roteirização Turística do Polo Floresta dos Guarás e o Diagnóstico do Estudo do Turismo Religioso no Litoral Ocidental foram apresentados como resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Litoral Ocidental, hoje desenvolvido por meio da Unidade Regional de Pinheiro.

O primeiro estudo abrangeu quatro municípios – Bequimão, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão – enquanto o segundo se limitou ao município de Cururupu.  “O Polo da Floresta dos Guarás é reconhecido pelos governos estadual e federal e demostrou um grande potencial, assim como para o desenvolvimento do artesanato”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins

“Ano passado realizamos algumas ações para desenvolver a culinária, o artesanato e atendimento nos meios de hospedagem da região com bons resultados, como ações de apoio ao turismo religioso. Este ano queremos continuar o trabalho com novas frentes e numa perspectiva de preparar a região para a chegada do turismo que virá quando a ponto sobre o Rio Pericumã ficar pronta, o que com certeza aumentará o fluxo de turistas no Litoral Ocidental Maranhense. O resultado nos mostrou que há muito a ser feito, como trabalhar a governança e a infraestrutura para receber o turista ”, completou Martins.

Presente a apresentação dos documentos que abrangem o Polo da Floresta dos Guarás, a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, disse que o trabalho é bem-vindo. “O Sebrae está trabalhando na região e nos ajuda a desenvolver nossos municípios. Este trabalho é importante por nos mostrar o que precisa ser feito e temos certeza que juntos podemos fazer muito por Cururupu e pelo Litoral Ocidental”, disse a prefeita.

INTEGRAÇÃO

Para o Polo da Chapada das Mesas, o documento entregue pelos dirigentes do Sebrae ao governo estadual, propõe uma agenda conjunta de trabalho para integração deste Polo ao Jalapão, no Tocantins, à luz da experiência exitosa que o Sebrae no Maranhão tem com Os Sebraes do Ceará e do Piauí na Rota das Emoções que interliga os Lençóis Maranhenses, ao Delta do Parnaíba e a costa dos Ventos.

“Temos bons resultados colhidos nos últimos 12 anos de trabalho ao longo da Rota da Emoções e queremos fazer o mesmo no Sul do Maranhão e norte do Tocantins porque entendemos que há sinergia entre os dois polos, assim como havia entre Maranhão, Piauí e Ceará”, comentou o diretor técnico do Sebrae, José Morais.

O secretário adjunto estadual de Turismo, Hugo Paiva, disse que vai articular ações cm o Sebrae. “Levarei a proposta e vou discutir como os técnicos da Secretaria para trabalharmos na mesma direção para viabilizar o projeto”, disse Paiva ao receber os documentos.

Também estiveram presentes à reunião o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro; Keila Pontes, coordenadora de Indústria, Comércio e Serviços no Sebrae; Luiz Walter, o coordenador de Turismo Sebrae; a gerente da Unidade regional do Sebrae em  Pinheiro, Graça Fernandes e os analistas técnicos do Sebrae, Miosótes Lúcio, Luiz Marques, Shamia Renata, Fernando Reis, além de representantes das prefeituras de Guimarães, Bequimão, Alcântara e do Consórcio de Municípios do Litoral Ocidental.