Oportunidades de empreender no carnaval são apresentadas pelo Sebrae

A programação do evento contou com palestra, oficinas práticas de gastronomia regional, lanches funcionais, drinks e coquetéis, maquiagem e design de sobrancelhas.

Como forma de chamar atenção de empresários, empreendedores e potenciais empreendedores para as oportunidades de negócios que acompanham o período pré-carnavalesco e o carnaval propriamente dito, o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Chapadinha, realizou o “Carnaval de Oportunidades”, capacitando mais de 200 pessoas de Chapadinha e outros municípios do Baixo Parnaíba e do Vale do Itapecuru.

 

A programação contou com a palestra “Marketing Criativo e oportunidades no carnaval”, que enfatizou o carnaval como uma festa instável e que a cada ano apresenta oportunidades e demandas novas, o que permite o empreendedorismo ser sempre crescente e por conta disso, o empresário ou potencial empreendedor precisa estar pronto para perceber essas demandas e atender o mercado nesse período.

 

Também foram realizadas oficinas práticas de gastronomia regional, lanches funcionais, drinks e coquetéis, maquiagem e design de sobrancelhas. O momento permitiu aos participantes maior aperfeiçoamento das práticas em seus negócios, habilitando-os para melhor atender às milhares de pessoas que irão visitar a folia momesca na região.

 

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, mesmo diante da diversidade de ideias para empreender no carnaval, é importante o empreendedor considerar o interesse e a necessidade do cliente ou público em potencial.

 

“Só após essa análise é que o empreendedor deve decidir em quais ações vai investir no seu negócio para o Carnaval. As datas comemorativas têm sido cada vez mais usadas como uma estratégia para atrair a atenção do cliente, portanto, mesmo que o seu negócio não esteja em um dos ramos que tradicionalmente lucram na época, você pode e deve aproveitar a oportunidade para realizar ações promocionais e divulgar o seu negócio”, enfatizou Martins.

 

O jovem Rafael Nunes, 23, proprietário do Carnaúbas Restaurante e Bar, em Vargem Grande, participou da oficina de culinária regional. Formado em Hotelaria pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rafael disse que a oficina abriu sua visão para melhorar os serviços do seu empreendimento.

 

“Foi um dia que valeu muito a pena e bem diferente do que eu imaginava. Pois percebi quantos pratos diferentes e práticos é possível elaborar para atrair mais clientes, especialmente no carnaval”, comemorou.

 

Para o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, a ideia do evento foi oportunizar aos empresários, a partir da inovação, o crescimento dos seus empreendimentos.

 

“O período carnavalesco traz inúmeras oportunidades de negócios, e o empresário que pretende lucrar nesse período deve estar preparado, para isso deve utilizar estratégias assertivas para o seu negócio vender bem, antes, durante e depois das festas. Acreditamos que através desse encontro, levamos conhecimento e informação aos empresários e clientes para que possam sempre aprimorar a gestão de seus negócios. Para isso, buscamos a cada ano inovar e trazer novas ferramentas para essa data” concluiu Amorim.

 

Em Chapadinha o evento contou com o apoio da prefeitura municipal de Chapadinha, Perpolpas, Clínica Amanda Cuello, Contém 1g, Malharia Olho Vivo, Issyla Make Up, Centro de Beleza as Meninas. Em Vargem Grande, o Sebrae contou com o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, secretaria de Assistência Social e dos empresários Dheison Sobrancelhas, Luis Anjos Barman e Stúdio Noélya Oliveira.