“O ataque secreto à Amazônia”

A Amazônia colombiana se transformou na “terra de ninguém” em destruição ambiental: madeireiros e plantadores ilegais de folha de coca estão invadindo e destruindo tudo o que encontram pela frente!

ASSINE AGORA

Por essa a gente não esperava: a Avaaz teve acesso a fotos de satélite que mostram uma destruição sem precedentes na Amazônia colombiana! Membros da Avaaz na Colômbia estão prestes a pedir uma investigação formal sobre esse ataque contra a floresta. Se apoiarmos essa denúncia com um milhão de assinaturas, vamos chamar a atenção de toda a imprensa colombiana e torná-la impossível de ser ignorada pelos políticos — adicione o seu nome
O governo insiste que o desmatamento não é tão grande assim. Mas fotos de satélite custeadas por membros da Avaaz mostram que a situação é pior do que nunca.

Temos que parar esse ataque secreto à Amazônia!

Com as eleições chegando, este é o momento perfeito para colocar essa investigação como prioridade na agenda dos políticos, e chamar a atenção de toda a imprensa colombiana. Quando tivermos um milhão de assinaturas, a Avaaz vai exigir que os candidatos à presidência assumam o compromisso de proteger a Amazônia e acabar com o desmatamento.

Clique para impedir o ataque secreto à Amazônia

A Amazônia é fundamental para a resistência ambiental do planeta, além de produzir quase ¼ do oxigênio que respiramos! A Amazônia brasileira é mais conhecida que a porção colombiana, mas tudo faz parte do mesmo maravilhoso e complexo ecossistema — o que faz desse um ataque gravíssimo.

A proximidade das eleições faz com que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, esteja mais vulnerável à pressão. Em 2016, ele defendeu planos ambiciosos para proteger a Amazônia: um corredor transnacional e o compromisso de alcançar desmatamento zero até 2020. Mas ele está na contramão para cumpri-las.

Isso nos dá a chance de transformar a denúncia dos cidadãos colombianos no estopim político que force o presidente Santos a agir. Quando chegarmos a um milhão de assinaturas, a Avaaz vai colocar um painel digital na frente da residência presidencial, contando cada assinatura em tempo real. Isso vai causar um frenesi na imprensa, e o presidente não conseguirá mais ignorar o tema.

Clique para impedir o ataque secreto à Amazônia

Nosso movimento tem liderado a mobilização de milhões de pessoas ao redor do mundo contra as mudanças climáticas, e atingimos importantes vitórias para nossos oceanos e florestas — até compramos uma porção de floresta tropical para proteger os orangotangos na Indonésia! Vamos apoiar o povo da Colômbia para trazer paz para a floresta Amazônica e salvar os pulmões do planeta.

Com esperança,

Ana Sofía, Danny, Meetali, Diego, Luisa e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

Desmatamento aumenta na Colômbia após desmobilização das Farc (The Guardian) (em inglês)
https://www.theguardian.com/world/2017/jul/11/colombia-deforestation-farc

‘É um sistema perverso’: como fazendeiros colombianos estão reflorestando suas terras exploradas (The Guardian) (em inglês)
https://www.theguardian.com/environment/2017/dec/29/its-a-perverse-system-how-colombias-farmers-are-reforesting-their-logged-land

Com orçamento desfalcado, Colômbia quer expandir áreas protegidas (O Eco)
http://www.oeco.org.br/reportagens/com-orcamento-desfalcado-colombia-quer-expandir-areas-protegidas/