Sebrae apoia evento que divulga cultura cervejeira e estimula empreendedorismo no setor

Em sua segunda edição, o Saint Patrick’s Day foi organizado por micro e pequenas empresas do segmento de cervejarias artesanais e atraiu mais de 1,2 mil pessoas, que puderam degustar 14 versões e marcas da bebida.

São Luís – O Sebrae no Maranhão foi uma das instituições apoiadoras do 2º Saint Patrick’s Day, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no último Sábado (17). A ação juntou quatro micro e mini cervejarias maranhenses, que atuam nos segmentos de cervejas artesanais e cervejas premium, e micro e pequenas empresas do segmento de hambúrgueres, pastéis e doces artesanais.

O presidente do Conselho Deliberativo estadual do Sebrae no Maranhão e da Fiema, Edilson Baldez das Neves, afirmou que, além da comemoração, a data serve para dar visibilidade a este mercado emergente.

“As cervejarias artesanais vieram para ficar. É um segmento industrial emergente, que tem mostrado pujança e tem crescido a olhos vistos tanto no Brasil, quanto no Maranhão. O segmento é feito essencialmente de pequenos negócios e o Sebrae não poderia deixar de apoiar esta iniciativa”, disse Baldez.

Um dos organizadores do evento, Alessandro Ribeiro Maia e Silva, afirmou que o apoio do Sebrae para o evento foi importante para sua realização. “Estamos na segunda edição do evento e superamos muitas dificuldades, mas não poderíamos ter realizado esta edição do Saint Patrick’s Day sem o apoio do Sebrae”, afirmou.

Presente ao evento, o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antonio Garcês, comentou que o segmento de cervejas artesanais está em expansão no Maranhão. “As micro e pequenas cervejarias estão se tornando uma realidade no país inteiro, e no Maranhão estamos acompanhando este processo desde 2014, quando os primeiros fabricantes de cerveja artesanal começaram a colocar rótulos no mercado local. Esta é uma grande oportunidade para as MPE’s e qualquer iniciativa que ajuda a fazer mercados emergentes para as micro e pequenas empresas se desenvolverem terá o apoio do Sebrae”, afirmou.

EVENTO

Mais de 1,2 mil pessoas estiveram no local e puderam degustar 14 tipos de cervejas diferentes, produzidas localmente, em estilos de produção como as IPA’s, Lagers, Belgian, Ales e Weiss. “É uma oportunidade de conhecer uma grande variedade de cervejas que estão sendo oferecidas aqui e que não encontramos em qualquer lugar”, comentou o funcionário público Anderson Almeida.

O Saint Pratrick’s Day é um evento tradicional, que surgiu na Idade Média, na Irlanda como forma de homenagear o santo padroeiro do país norte europeu. Porém, como a data é comemorada no meio do período da quaresma, quando o consumo de bebidas é proibido pela tradição católica, o clero permitia que o povo irlandês consumisse apenas cervejas nesta data.

Hoje o Saint Patrick’s Day se tornou um tradicional evento do mundo cervejeiro brasileiro, que é dedicado à exposição de rótulos e estilos de cervejas fabricados pelas mais de 1200 micro e mini cervejarias espalhadas pelo país.

No Maranhão, já há sete rótulos maranhenses registrados por cervejarias locais no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que controla e regula este mercado. “A tendência é só crescer porque há novas cervejarias surgindo”, finalizou Alessandro Ribeiro Maia e Silva.