O vereador Ricardo Seidel (Rede) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (03) para relatar o resultado da audiência mediada pelo Ministério Público Estadual (MPE) no último dia 29 de março entre representantes do Banco do Brasil, do Procon e da Câmara Municipal de Imperatriz. A solicitação de audiência foi encaminhada pelo legislativo municipal ao MPE após uma série de inspeções realizadas por vereadores em correspondentes bancários do BB na cidade.
De acordo com o vereador, o BB prometeu sanar todas as demandas em relação ao atendimento ao público em seus correspondentes.
Seidel comemorou a oficialização de pelo menos três pontos dessas demandas debatidas durante a audiência: serviço exclusivo de atendimento nas agências do BB para triagem e orientação em relação a pagamento de boletos nos caixas convencionais, caixas eletrônicos ou nos correspondentes, que deverá ser efetivado em até 60 dias; a observação de critérios estabelecidos pelo Banco Central por parte dos correspondentes bancários, como, no mínimo, dois ou três caixas de atendimento, assentos para o público usuário, banheiros, agilização no atendimento (diminuição de filas e serviço de senhas) e segurança; e a garantia do BB de reativação da agência da Praça da Cultura até o final do ano.
“Com esse acordo, esperamos que o atendimento nos correspondentes bancários seja humanizado, que atenda os requisitos dignos de atendimento aos usuários. O que está acontecendo é que se formam longas filas nas calçadas e as pessoas ficam expostas ao sol, à chuva e ao risco de serem assaltadas”, declarou o vereador.
Correspondentes bancários
Os correspondentes são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.
Dependendo do que tiver sido contratado com a instituição financeira, os correspondentes bancários podem oferecer, entre outros serviços, os de recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança mantidas pela instituição contratante; realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante; recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes de contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros (água, luz, telefone, etc).
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Fábio Barbosa/Assimp