Amarante: MINISTÉRIO PÚBLICO ANUNCIA SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “LER, ESCREVER E PENSAR – CONSCIENTIZAR PARA TRANSFORMAR” NO MUNICÍPIO

o Ministério Público, com as parcerias da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação, realizou na Câmara de Vereadores, o lançamento de mais uma edição do projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar” em Amarante. Esse ano o tema trabalhado será “Ética e vergonha na cara”, título do livro de autoria de Mário Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho; livro esse que servirá de referencial literário para as produções textuais e discussões em sala de aula com os alunos participantes do projeto.

Estavam presentes a esse evento, alunos da rede pública municipal e estadual, professores, diretores, coordenadores, representantes da secretaria municipal de Educação, do poder Legislativo, Executivo, do Ministério Público e Policia Militar. Participam desse projeto que tem como propósito além de despertar o senso crítico, também estimular a leitura e produção textual; alunos a partir do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Em seu pronunciamento a prefeita Joice Marinho, enalteceu os bons resultados que a adesão ao projeto, trouxe a educação do município. “ Quero dizer que abraçamos esse projeto devido a sua importância para o desenvolvimento do senso crítico dos nossos alunos, espero que esse ano o projeto alcance o mesmo sucesso do ano anterior, que nossos alunos sejam estimulados e que se envolvam bastante, que trabalhem esse tema em todos os seus aspectos, que sejam capazes de formular uma opinião consciente e crítica a respeito dos fatos; e me coloco a disposição para aderir a projetos que venham contribuir com o desenvolvimento e melhoria da educação do nosso município”, ressaltou Joice.

Edilson Vieira, secretário de Educação, disse em sua fala que o projeto fui muito bem executado ano passado, e que os resultados obtidos na execução do mesmo foram bastante positivos. “

“Aproveito aqui para parabenizar os alunos e professores que se destacaram ano passado ao final do projeto, e dizer que no início desse ano nós assinamos o termo de cooperação, e esse termo tem a vigência de quatro anos, ou seja durante toda essa gestão o projeto será executado, e com o aval que temos da nossa prefeita,  esperamos contar com a participação ativa de todos os nossos professores e diretores, para que trabalhem esse novo tema com total dedicação”, concluiu Edilson, que ainda informou que os exemplares do livro que será utilizado esse ano já estão prontos e em breve serão distribuídos nas escolas contempladas pelo projeto.

O promotor de justiça Eduardo André de Aguiar Lopes, titular da comarca de Amarante, em sua fala discorreu sobre mais essa edição do projeto, fazendo algumas explanações acerca da importância do tema a ser trabalhado nessa edição em sala de aula. “ O projeto Ler, Escrever e Pensar, teve um crescimento expressivo desde que foi lançado , apesar de ser uma iniciativa do Ministério Público, esse projeto hoje já se desenvolveu e não pertence ao MP , esse projeto é das cidades, da sociedade e das escolas onde está sendo implantado, o simples fato da senhora prefeita ter abraçado e permitido que a secretaria de Educação se envolvesse nesse projeto, demonstra o grau de responsabilidade que a gestão tem pela educação”, pontuou o Promotor.

Ele também ainda falou da importância de se discutir temas sociais, o que contribui diretamente para desenvolver o senso crítico, bem como o pensamento racional dos estudantes, acrescentando que as discussões políticas desde que não sejam partidárias, colaboram com o desenvolvimento da cidadania que é algo que nos faz crescer como sociedade e como nação.

O projeto é uma idealização da promotora de justiça Maria José Corrêa Lopes, da Comarca de João Lisboa, e conta hoje com a adesão de mais de 30 municípios do estado. Ao final do projeto como ocorreu ano passado, alunos e professores que mais se destacarem serão premiados.

(FONTE:ASCOM/PMA)