SEST SENAT combate exploração sexual infantil na Região Tocantina com projeto socioeducativo

A programação ocorre durante toda a semana do dia 18 de maio

 

Em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o SEST SENAT realiza o Projeto Proteção durante os dias 14 a 18 deste mês, com o objetivo de conscientizar trabalhadores do transporte e comunidade sobre a temática.

 

As principais ações da campanha são as palestras socioeducativas nas empresas do transporte VLI, PKS e Satélite Norte; as atividades na comunidade seguem com mobilizações no Terminal Rodoviário de Imperatriz, posto de combustível Vale do Sol, Imperial Shopping e posto da Polícia Rodoviária Federal, todos localizados na BR-010. No shopping, a ação é realizada na quinta-feira (17), às 14 horas. As demais iniciativas acontecem nesta quarta e sexta-feira (16 e 18), a partir das 7 horas.

 

“Nosso intuito com esta campanha é atingir as pessoas fora da unidade [do SEST SENAT], dando palestras em empresas do transporte, nos shoppings da cidade e fazendo pit stops, para trazer as pessoas, mobilizá-las e conscientizá-las”, explica a coordenadora de promoção social do SEST SENAT de Imperatriz, Mayara Gomes.

 

Por meio das ações, a Unidade de Imperatriz busca contribuir com a erradicação dos abusos e fortalecer o conhecimento social sobre as formas de denúncia, os traumas decorrentes de abusos, a incidência de casos na região e outros assuntos. Segundo o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Imperatriz, somente nos quatro primeiros meses de 2018, foram registrados 117 atendimentos no município relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o que evidencia a importância da conscientização.

Projeto Proteção – O projeto teve início em 2004 e desde então é realizado anualmente em todas as unidades SEST SEST do país. Por meio das ações, a instituição envolve o profissional do transporte, principalmente o caminhoneiro, que está presente nas estradas e se torna um agente fundamental para o desenvolvimento do combate à exploração. 

 

Além do público do transporte, a instituição convida também a comunidade a cumprir o papel de cidadão destacado pelo artigo 70 do ECA, “é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”, formando uma grande rede de proteção infantil.

Assessoria de Imprensa