Decreto Legislativo cria Comenda José Lamarck

Decreto Legislativo de autoria do presidente José Carlos Soares tramita nas comissões técnicas da Câmara Municipal de Imperatriz criando a Comenda José Lamarck de Andrade Lima, (ex-vereador e ex-presidente da Casa) em homenagem do Dia dos Pais. A matéria deve retornar ao Plenário na próxima semana.

José Lamarck – advogado, político e professor universitário –  faleceu na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão em Barretos (SP) aos 79 anos – completaria 80 no dia 9 de janeiro. Nasceu em Recife (PE). Chegou a Imperatriz, procedente da Bahia, em agosto de 1969. Aqui exerceu diversas atividades até ser admitido na Prefeitura Municipal, em 1979, quando iniciou sua experiência na gestão pública.

Cursou Licenciatura em Estudos Sociais, na antiga Faculdade de Educação de Imperatriz (atual Uemasul) e graduou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Foi da primeira turma do curso instalado em 1980, formando-se em 1986, como orador da turma, e exercendo a advocacia desde então. Foi vereador (1983/1992), presidente da Câmara Municipal, gestão em que ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município (1990). Após decidir não participar mais de candidatura própria, foi convidado para ser Procurador Jurídico da Casa, em 1993.

Comenda Hilda Rocha Cortez

 

A Câmara Municipal de Imperatriz já homenageia as mães com a entrega da Comenda Hilda Rocha Cortez, primeira mulher a exercer o cargo de vereadora em Imperatriz, empossada em 31 de janeiro de 1955.

A comenda também é de autoria do atual presidente da Casa, José Carlos Soares.

Texto: Carlos Gaby/Assimp

Foto: Arquivo/Família