Marca é considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos
51 municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu. Na regional de Imperatriz o
Sebrae realizou mais 1.700 atendimentos.
Açailândia – A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso
porque a instituição realizou no estado do Maranhão 10.410 atendimentos para 5.259
pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos
negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e
dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.
Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216
atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51
cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.
A Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, realizou mais de 1.700 atendimentos. Os
municípios da Região Tocantina, de abrangência da Regional, como João Lisboa,
Campestre, São João do Paraíso e Estreito, realizaram programação simultânea em
parceria com as Salas do Empreendedor.
Em Imperatriz, os microempreendedores individuais e potenciais interessadas em abrir
um negócio, tiveram acesso a uma programação variada de ações, com apoio da
Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e
outras instituições parceiras. Além de apoio à declaração anual do imposto de renda e
serviços de formalização, com os técnicos do Sebrae.
Foram realizadas 14 palestras, que reuniu 954 participantes e 9 oficinas, com público de
216, também um curso de Gestão do Visual de Loja com 19 participantes em Estreito,
que totalizou 1.189 participantes somente na programação do conhecimento. Além de
orientações financeiras individuais no escritório da Regional, realizadas pelos
consultores credenciados do Sebrae.
Um dos MEIs que teve acesso às orientações financeiras foi Lilia Regina, que trabalha
com a venda de lanches em Imperatriz. Formalizada há três meses, buscou orientações
para saber se estava conduzindo as finanças de modo correto. “Busquei esclarecimentos
na semana do MEI para saber se estava vendendo a um preço justo ao meu fornecedor,
o que estava gastando e ganhando, pude visualizar de maneira muito clara após os
atendimentos que recebi”, afirma.
O gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima, destaca que a participação
dos microempreendedores de Imperatriz e municípios, foi satisfatória na busca de
soluções e capacitações. “Nossos empreendedores tiveram acesso a informações e
alternativas, para que possam melhorar seus negócios. Uma programação variada que
atendeu suas principais necessidades e de forma gratuita”, comenta Maurício.
A instituição reuniu parceiros para esclarecer dúvidas, por meio de palestras, com a
Receita municipal, prefeitura, contadores, corpo de bombeiros que explicou os
procedimentos, para se enquadrar aos requisitos da vistoria, os benefícios da
previdência social com INSS, dentre outros. Os agentes financeiros dos bancos
também apresentaram as linhas de crédito disponíveis aos microempreendedores
individuais e palestra sobre as Redes sociais. Foram esclarecidos pontos importantes
que o empreendedor necessita no processo de formalização e adequação do seu pequeno
negócio.
Outro destaque da programação foram as oficinas SEI, solução do Sebrae que ensina os
principais pontos para a gestão de um negócio mais eficiente e lucrativo. Foram
realizadas as oficinas SEI Empreender, SEI Vender, SEI Controlar meu dinheiro, SEI
Planejar em várias turmas, inclusive nos municípios São João do Paraíso e Campestre.
Outras orientações também foram realizadas diretamente nas empresas de Imperatriz,
por meio do Programa Negócio a Negócio. Os Agentes de orientação Empresarial
(AoE), em visitas aos microempreendedores, levaram informações e aplicaram
diagnósticos de gestão básica em 54 empresas.
De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado,
foram atendidos2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte
(EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75
formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso
foram5.946capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que
realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou o diretor
superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde
até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando
muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos
nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil
atendimentos”, comentou João Martins.
SEMANA
A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na
iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários,
rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.
O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre
como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e
humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação
para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a
diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs “,
disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.
Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em
113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações
de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups –
apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.
Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. “Tivemos um
resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros
para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”,
finalizou João Martins.
QUADRO
10ª Semana do MEI em Números
Resultado é recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos
10.410 Atendimentos
5.259 Clientes Atendidos
362 Ações
3.768 Orientações Técnicas
696 Consultorias
5.946 Capacitados
FONTE: SEBRAE NO MARANHÃO