Empreendedores rurais realizam visita técnica em Itinga

Atendidos pelo Sebrae em Açailândia, os produtores trocaram experiências e aprenderam novas técnicas de manejo e irrigação, bem como de comercialização na Fazenda Sítio Barreiras.

Um grupo de empreendedores rurais da Vila Idelmar, membros da Associação dos Criadores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia (ACFHA), realizou, recentemente, uma visita técnica à Fazenda Sítio Barreiras, uma unidade produtora de bananas localizada no povoado de Cajuapara, município de Itinga Maranhão. A visita foi coordenada pelo Sebrae, por meio da sua regional em Açailândia, e teve o objetivo de mostrar o processo de produção e as boas práticas utilizadas no plantio, bem como a organização da mão de obra e o processo de comercialização.

No total, 18 pessoas integraram a caravana à Itinga. Além dos membros da ACFHA, participaram o secretário de Agricultura de Açailândia, Oscar Fernandes, e parte de sua equipe e o gestor de projeto do Sebrae em Açailândia, Reginaldo Medeiros.

A Fazenda Sítio Barreiras está presente em mais dois estados – Bahia e Ceará, onde funciona a matriz do empreendimento, há mais de 20 anos. Elas são consideradas referências em produção da fruta no Nordeste e, somente em sua filial maranhense, emprega mais de 350 pessoas na região e, em média, produz 500 toneladas de banana por semana.

Na visita, o gerente da Sítio Barreiras, Catulo Cabral, apresentou a estrutura e todo o processo organizacional da unidade produtiva no estado. Os produtores tiveram acesso à área da estufa, onde são plantadas as mudas; ao bananal, que tem cerca de 400 hectares; visualizaram todo o processo do plantio e colheita dos cachos de bananas prata e nanica, os tanques de higienização, assim como processo de embalagem.

Toda a produção é encaminhada para as unidades de distribuição da empresa, presentes em vários estados brasileiros e que atendem a diversos mercados. Assim como as práticas sociais que são realizadas, como doação de bananas com regularidade para todas as escolas municipais do Itinga e programas de participação dos colaboradores”, informou o Catulo Cabral.

Troca e experiência
Para o empreendedor rural e presidente da ACFHA, João Rodrigues Costa, a visita foi oportuna, pois viram experiências inovadoras que poderão ser implantadas em seus negócios.

“Observamos modelos e processos que não conhecíamos e ficamos felizes ao saber dessa estrutura tão bem organizada na nossa região. Aprendemos bastante sobre a maneira que eles adotam para plantar e irrigar os pés de banana que, inclusive, poderemos adotar na nossa futura cooperativa, já em fase de estruturação. O projeto recebe apoio total do Sebrae, essa instituição que já nos acompanha há alguns anos e sempre contribui para o nosso desenvolvimento como empreendedores rurais”, destacou Costa.

Para o gerente do Sebrae em Açailândia, Rodrigo Lucena, a visita técnica à unidade de referência Sítio Barreiras permitiu que os produtores da ACFHA conhecessem todo o processo produtivo – do manejo à comercialização. “Caso sejam adotadas práticas similares em suas pequenas propriedades, esses empreendedores poderão obter produtos de maior qualidade e competitividade e com isso terem acesso a novos mercados e novas parcerias comerciais dentro e fora dos municípios da região”, sinalizou.

A Associação dos Criadores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia (ACFHA), que não tens fins lucrativos, é atendida pela regional do Sebrae em Açailândia há cerca de três anos, por meio de diversas ações com foco no estímulo ao empreendedorismo, desenvolvimento dos produtores e de seus negócios rurais. Neste ano de 2018, o Sebrae tem orientado os associados no processo de abertura de uma cooperativa.

A ACFHA tem 150 produtores associados e se destaca na produção de hortaliças, verduras e polpas de frutas. Parte da produção é escoada para escolas públicas municipais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A entidade já participa das licitações do PNAE há três anos consecutivos, vencendo os editais de Açailândia e Itinga que somados, tem garantido ao caixa mais de R$ 1 milhão por ano.

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
Regional Imperatriz