Instituição promoveu cerca de 20 atividades durante a exposição agropecuária, que chegou à sua 50ª edição em 2018.
Mais de 1.880 pessoas, entre produtores rurais, agricultores familiares e parceiros do Sebrae, participaram da programação oferecida pela instituição na 50ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), realizada na última semana, pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). Com o tema central “ 50 anos desenvolvendo o Agronegócio”, a exposição aconteceu no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva.
O Sebrae, por meio do projeto Indústria de Laticínios, ofereceu uma ampla programação de conhecimento, entre palestras, cursos e workshop, totalizando 20 ações disponibilizadas para o público do setor rural. As atividades foram realizadas no auditório Juca Machado e no stand institucional do Sebrae, onde também foram disponibilizados atendimentos empresariais.
“Trouxemos para nossos empreendedores rurais capacitações diversas, conforme suas necessidades e, também, repassamos ideias de atividades para produção e comercialização da produção. A programação forneceu informações na área técnica e gerencial, para que eles implementem mudanças em suas propriedades rurais, gerem melhores indicadores de competitividade, vejam a propriedade como um negócio e tenham melhores resultados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e econômico e fortalecendo as atividades produtivas na região”, afirmou o gerente do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima.
Para o presidente do Sinrural, Armelindo Ferraria, a parceria com o Sebrae tem ajudado a aprimorar o setor rural na região. “Chegamos à 50ª edição da Expoimp, que se consolida com uma das maiores feiras agropecuárias do estado. Temos buscado sempre inovar e trazer conhecimento para os nossos produtores. O Sebrae é um parceiro importante e que muito tem contribuído para o desenvolvimento da atividade rural, ficamos felizes por essa parceria tão atuante na exposição e demais ações executadas”, frisou Armelindo.
Ações desenvolvidas
Diversas atividades foram realizadas pelo Sebrae, em parceria com parceiros institucionais como os bancos, que apresentaram suas linhas de crédito ao setor rural. Outras formações técnicas voltadas para criação de peixe, cuidados com égua prenhe e produção de silagem fizeram parte da programação, além de um workshop sobre empreendedorismo rural que reuniu 215 pessoas para tratar sobre sustentabilidade no campo e discutir políticas públicas para o setor.
A programação do Sebrae e seus parceiros na Expoimp recebeu participantes de todo estado, em especial das regiões Tocantina e Pré-Amazônica, com caravanas organizadas pelas Secretarias de Agricultura de municípios como João Lisboa, Davinópolis, Montes Altos, Buritirana, São Pedro da Água Branca, Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Campestre, Estreito, Senador La Rocque, Itinga, Amarante, Imperatriz e outros.
O produtor de leite e derivados, Raimundo Lima de Morais, que participou da programação pelo terceiro ano consecutivo, destacou o quanto as temáticas abordadas o ajudaram a pensar em inovações para a sua propriedade.
“Trabalho com a atividade leiteira e pude visualizar, após participar da programação, novas alternativas na propriedade com base no mercado. As instituições financeiras também forneceram ótimas informações sobre acesso ao crédito. O Sebrae junto à Secretaria de Agricultura desenvolve esse grande trabalho na região e, agora, vamos aplicar em nossa propriedade o que aprendemos e continuar a nos capacitar para que a nossa produção aumente e tenhamos mais renda”, planeja Raimundo, que há mais de dez anos atua na atividade.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
Regional Imperatriz