Projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Rildo Amaral (Solidariedade) reconhece como parte do quadro pessoal permanente do grupo do magistério da rede pública municipal de ensino de Imperatriz o cargo de Auxiliar de Magistério. A matéria entrou na pauta da sessão desta terça-feira (28) e foi encaminhada às comissões técnicas permanentes da Casa.
O vereador disse que o projeto valoriza o auxiliar de magistério e reconhece direitos da categoria. “O auxiliar de magistério atua em sala de aula como professor e recebe como auxiliar, sem os benefícios, sem a valorização e sem o reconhecimento do poder público”, explicou. “Essa alteração no Estatuto do Servidor Público corrige essa distorção e valoriza esse profissional”.
Segundo o vereador, são mais de cem desses profissionais que trabalham nas escolas públicas municipais de Imperatriz.
“Eles fazem esse papel (do professor) e por conta da burocracia recebem bem menos, têm menos vantagens, inclusive na hora de se aposentar, e temos que corrigir essa injustiça”, acrescentou.
Para o vereador, o auxiliar de magistério faz praticamente o mesmo papel do professor: “Eles educam, eles participam do dia a dia do aluno na sala de aula, e não podemos privá-los dos direitos dos professores”.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Arquivo/Assimp/Fábio Barbosa