Em clima de emoção Câmara Municipal encerra trabalhos legislativos de 2019

Marcada pela despedida do vereador Rildo Amaral a casa de leis realizou sessão solene na última quinta.

A Câmara municipal de Imperatriz encerrou os trabalhos legislativos, do quarto período da décima oitava legislatura, com sessão solene realizada na manhã da última quinta (13). Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da casa, Vereador José Carlos Soares Barros (PV), contou com a presença dos demais edis e dos representantes: da Associação Comercial e industrial de Imperatriz (ACII), Dr. Nabarro; Clube de Diretores lojistas (CDL), Chico Brasil; da Marinha, Sub Oficial Américo; os secretários Josenildo Ferreira (Educação), Rodrigo do Carmo (Procuradoria) e José Antonio (Administração) representando a prefeitura; do Tribunal de Contas do estado (TCE), Cândido Madeira; e ainda o Padre Francisco Rodrigues, Pastor Ernamilton Macedo, Capelão da Polícia Militar e o Pastor Clebson Bandeira que fizeram o momento devocional, além dos populares que lotaram a galeria do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa.

Durante a solenidade, os vereadores que fizeram uso da fala, agradeceram a presença das autoridades, população, imprensa e realizaram um balanço das proposições aprovadas neste ano. Todos os que ocuparam a Tribuna Freitas Filho reconheceram de forma individual as contribuições de cada um dos seus pares e foram unanimes em falar de forma especial sobre Rildo Amaral (SOLIDARIEDADE), que está se despedindo da Câmara por ter logrado êxito na ultima eleição para Deputado Estadual, sendo esta sua última sessão como vereador nesta legislatura.

Em sua fala, Rildo iniciou chamando para a mesa o seu suplente Sargento Adelino, que irá assumir a vaga deixada. Agradeceu pelos dez anos de luta na Câmara (dois mandatos e meio). Se disse grato pelos pequenos gestos, falou o nome de várias pessoas que lhe ajudaram desde o inicio e que estavam na galeria. Comunicou que irá honrar todos os votos dados a sua pessoa e que conviveu com 39 vereadores em todos esses anos. Citou servidores e cumprimentou a todos em nome da funcionaria Lucineide, que faleceu ha seis anos. “Lesgislei de forma que ajudasse meu povo e atendi todos sempre com alegria, porque são mais de 200 mil pessoas querendo ocupar essa cadeira, devo ser grato por isso. Aprendi muito com todos os vereadores que aqui estão”. Amaral citou a todos pelo nome e falou das lições e o que aprendeu com cada um. Se emocionou e foi às lágrimas, dizendo que o mais pesado fardo que irá carregar é a distancia de Imperatriz, mencionando sua mãe, que arrumou suas malas essa semana.

“Não vou envergonhar minha cidade, nem minha família, pois aqui foi minha melhor escola. Estou preparado para travar essa grande batalha”, encerrou.

O presidente José Carlos finalizou as falas agradecendo aos membros da imprensa por sempre estarem fazendo as coberturas dos trabalhos de forma incansável, e também as belas palavras dirigidas a sua pessoa por todos os vereadores. “Eu ainda não fiz nada, pois vivo e carrego uma ilusão de que sou um homem feliz. E sou feliz. Vivo isso todo dia. Carrego essa felicidade no meu rosto e isso me custou muito pouco: ser um filho obediente, ouvir meu pai e minha mãe. Fiz enquanto eram vivos tudo o que eles me pediram. Isso passo aos meus filhos, e que existe acima de tudo a família, o pai e a mãe, nada é mais sagrado que isso; e digo ao Rildo que é um menino, chorou hoje por que tem uma sensibilidade e amizade muito grande por esta casa, por todos os servidores e vereadores. Merece nos representar na assembleia legislativa”. Disse que Rildo irá representar muito bem a nossa região e se não fosse alguém especial todos não estariam desde já, sentindo tanto a sua falta. Desejou sorte a seu suplente Sargento Adelino e se mostrou bastante satisfeito com o ano legislativo.

“Um feliz natal e próspero ano novo. Tudo que fizemos foi pouco em relação ao que a sociedade espera de nós. Vamos dobrar as forças para que em 2019 aumentemos a energia em favor da sociedade, do nosso povo, da nossa gente”, disse.

A solenidade foi encerrada com uma oração especial para Rildo Amaral, do Bispo Eudes que era suplente de Fátima Avelino e hoje é secretário Municipal.

Ao final o presidente da Câmara conclamou, não só aos vereadores, mas a todos os presentes à solenidade de retomada dos trabalhos legislativos que tem a primeira sessão dia 05 de fevereiro de 2019, e lembrou que a posse da nova mesa diretora será dia 31 de dezembro (segunda), pela manhã, onde na mesma data serão votadas as formações das presidências de comissões parlamentares.

A Câmara Municipal de Imperatriz encerra os trabalhos de 2018 com 92 sessões ordinárias, 24 tribunas populares, 13 audiências públicas, 368 indicações e 66 projetos de lei – sendo 42 do legislativo.

Sidney Rodrigues/ASSIMP

Fotos: Fábio Barbosa/Sidney Rodrigues