OAB apoia reivindicações dos estudantes de direito da UFMA

Os estudantes estão pedindo novas salas de aula no Campus Centro e atualização de livros na biblioteca da universidade

Na tarde desta última quinta-feira (28), a presidente da OAB – Subseção Imperatriz, Márcia Cavalcante recebeu estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o objetivo de debater reivindicações feitas pelo acadêmicos. Segundo os alunos, desde 2017 o curso não conta mais com um prédio no Campus Centro da universidade. Na época, as salas de aulas foram consideradas impróprias para uso.

Apesar da UFMA ter oferecido salas de aula para o curso no Campus Bom Jesus, os alunos alegam falta de segurança, dificuldade de transportes e risco de acidentes na Avenida da Universidade, que leva até o prédio. Além disso, eles também destacam que a biblioteca da instituição carece de livros atualizados para que possam estudar.

A presidente da OAB garante que a instituição se propõe a ajudar os alunos no que for possível. Sobre a permanência dos alunos no centro, Márcia enfatiza que os alunos precisam reivindicar. “Os alunos têm todo o direito e conhecem, mais do que ninguém, o direito deles. Eles só estão aqui querendo estrutura para estudar”, ela destaca.

O secretário geral, Ildomar Silva, que também estava presente na reunião, afirma que o protesto dos alunos é válido, pois no ato da matrícula na graduação eles são destinados às salas de aula do Centro, não ao Campus Bom Jesus. “A instituição precisa fazer uma reforma e atualizar os livros para que, realmente, atenda a um polo acadêmico”, ele destaca.

Já sobre a carência de livros atualizados do curso, a presidente afirma que a OAB vai dar todo o suporte para uma campanha de doações para compor a biblioteca do curso de Direito da UFMA de Imperatriz.

Assessoria de Imprensa da OAB