Graças a Deus tivemos mais uma semana abençoada, de muito trabalho e vitórias.
Após a realização de várias reuniões de planejamento e monitoramento das ações da secretaria, bem como a recepção de vários prefeitos de todas as regiões do estado, fizemos muitas viagens produtivas e motivadoras.
Na última quinta-feira, estive em Imperatriz vistoriando a obra do Calçadão, o coração pulsante da cidade, que será a primeira rua comercial coberta do Maranhão. Pude constatar a satisfação dos consumidores e dos lojistas. A intervenção encontra-se em fase bastante avançada e vamos intensificar para que seja concluída, em no máximo, 90 dias. Não tenho a menor dúvida de que será um novo cartão-postal para a outra capital do estado, como é chamada Imperatriz pelo governador Flávio Dino, contribuindo para a geração de emprego e renda, algo fundamental, especialmente neste momento de grave crise econômica nacional. Logo após, fomos ao Centro de Convenções, que está passando por uma grande reformulação. Trata-se de um equipamento de alta relevância, sobretudo pela vocação da região para o turismo de eventos e negócios. O ambiente sendo preparado para a refrigeração, mediante a instalação de equipamentos, forro, adequação da parte elétrica, estruturação de auditórios e pontos de apoio. Será inaugurado no mês de setembro próximo, na abertura da destacada Feira de Comércio.
Na sexta e sábado, estive em Sítio Novo, Amarante e Barra do Corda, em vistorias e entregas de ações impactantes (no sábado acompanhando o governador Flávio Dino e lideranças de todo o Maranhão). Em Barra do Corda, entregamos oficialmente para a população a urbanização da rua Rio Purus, no bairro Trizidela. Onde havia um grande canal a céu aberto, submetendo a comunidade aos riscos de acidentes e doenças, impossibilitando o direito de ir e vir em segurança, surgiu uma linda avenida, pavimentada após a construção de drenagem profunda. A realização de um sonho, há décadas aguardado pela comunidade. Uma idosa disse “quando eu vi o asfalto sendo implantado, parece que eu tinha nascido de novo”, Uma afirmação com essa profundidade que marca a memória da gente e mostra como um trabalho sério e determinado pode realmente mudar a vida das pessoas. Em seguida, nos dirigimos ao povoado Esperantina, no mesmo municipío, e celebramos a conquista de mais uma unidade do programa Escola Digna. Perto da singela casinha onde os alunos estudavam foi erguida uma linda edificação. O menino Joao Paulo, aluno da escola, subiu ao dispositivo de honra para abraçar o governador Flávio Dino e lhe dizer “nao sei como agradecer”. Mais uma demonstração de carinho e reconhecimento, vinda de uma criança motivada a lutar pela realização de seus objetivos.
Em Sitio Novo, inauguramos a estrada para Amarante, dando fim a uma espera de quase 50 anos. População contente, grande multidão aguardando toda a comitiva. Esperança e fé renovadas em nossa capacidade de – como uma sociedade unida e altiva – construir novos caminhos para o desenvolvimento econômico e social. O próprio governador dirigiu o carro até Amarante, onde também uma enorme multidão o aguardava com sorrisos e abraços, distinguindo com louvor o beneficio recebido. Sabemos que se trata do cumprimento do dever, mas é claro que se revela muito gratificante a demonstração condecorativa. O Senhor Tunico muito bem ilustrou esse conjunto de sentimentos e expectativas, completando 100 anos exatamente na mesma data, se expressou “pensei que o dia de ver essa estrada concluída jamais fosse chegar, mas aqui estou vendo com os meus próprios olhos”. Cantamos parabéns para ele, todos emocionados e encantados com a sua energia (ficou de pé durante toda a solenidade, tendo se recusado a aceitar um assento que lhe foi oferecido). Como disse o governador, das crianças ao seu Tunico, o mais importante era que todos ali estavam movidos pelo mesmo propósito, de trabalhar em conjunto por conquistas que ajudam a erguer uma sociedade mais próspera e justa. Ato contínuo, seguimos para a entrega do novo Complexo de Esporte e Lazer da cidade, contando com ginásio coberto, biblioteca, setor administrativo, praça e passeio no entorno, um verdadeiro monumento ao esporte e à integração comunitária. Outra grande festa. Seguimos para Joao Lisboa, a fim de entregar um Complexo do mesmo tipo para a população. Mais alegria e confraternização. Muitos exemplos de satisfação e regozijo.
Curiosamente, voltei para a minha casa, após às 22 h, com os ânimos revigorados, mesmo depois de uma maratona que tinha tudo para ser cansativa e extenuante. Entretanto, é muito gratificante ver nos olhos das pessoas a fé e o ânimo mesmo em meio a tantas dificuldades, crise econômica aguda em nosso pais, de confusões na política nacional, evidencia o que há de melhor em nosso estado, o povo, com sua força, alegria, esperança e determinação para superar as adversidades.
Agradeço a todas as pessoas que nos acompanharam e nos esperaram nos locais de concentração e reunião. Que Deus continue nos abençoando e nos permitindo trabalhar para fazer o nosso Maranhão avançar cada vez mais!