Iniciativa favorece o desenvolvimento da economia local.
Evento compartilha experiências de empresários consolidados nos mais variados segmentos.
Auditório lotado marcou evento do Dia do Empreendedor realizado pela Prefeitura de Imperatriz, nesta quinta-feira, 04, no auditório do Palácio do Comércio, com a temática: Imperatriz Cidade Empreendedora – Empreendedores de Sucesso: aprenda com quem faz!”. A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, que reuniu empresários, estudantes e trabalhadores dos mais variados segmentos. Objetivo é incentivar a atividade empreendedora, tecnológica e inovadora visando o crescimento social sustentável e da economia local.
Para a roda de conversa, foram convidados os empresários: Josélio Lourenço, da Bodim Bicicletas, Joedilson Silva, Grupo Shop Car, Marcone Marques, Tok Bolsas e Márcia Maria Martins , Gerente do Sebrae em Imperatriz e o palestrante Gabriel Porto, do Curso de Inglês Acessível. Juntos descreveram, por meio de suas experiências profissionais, ferramentas e estratégias para consolidação de suas empresas no mercado local.
O secretário da Sedec, Josivaldo Melo, relata suas expectativas em relação a primeira edição do evento. “Inicialmente ficamos apreensivos quanto a expectativa de público. A tendência é que a data faça parte do calendário anual da Prefeitura, que na gestão Assis Ramos, vem trabalhando o fortalecimento do empreendedorismo local”.
A estudante de administração, Fabyane da Silva, argumentou sobre a repercussão do evento. “Poder prestigiar um evento desse porte é muito importante. O encontro instiga, ainda mais, o desejo de saber empreender, o que ajuda a delimitar e estimular projetos como esse. A escolha de palestrantes conhecidos, nos possibilita pensar que podemos nos colocar no lugar deles e alcançar nossas metas”.
A palestra temática dirigida pelo fundador do Curso de Inglês Acessível, Cia, Gabriel Porto, marcou a noite. Ele narrou sua trajetória acadêmica e profissional e as ferramentas que o auxiliaram a se destacar como segunda maior escola de inglês do Maranhão. O jovem empreendedor mostrou-se animado diante do público e cogitou uma segunda edição para o evento.
“Estou admirado com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Esta segmentação de público é justamente o que gostaríamos de atingir. Entregamos um conteúdo de valor, todos saíram ganhando, inclusive eu. O Imperatriz Cidade Empreendedora é um evento necessário e tem tudo para se firmar no calendário da Prefeitura”, relata.
Para o empresário Leonardo Leocádio, o contraste dos palestrantes foi um grande diferencial, além da temática abordada. “Fico feliz pela iniciativa em trazer esse tema que movimenta a economia e o empreendedorismo. O alinhamento entre a palestra de um jovem empresário, com a experiência de outros atuantes há mais de 20 anos em seus segmentos, fez toda a diferença. As palestras abordaram a área da educação, comércio de combustível, varejo e distribuição, o público participou dessas experiências e se sentiu incluído por essas falas”, explica.
Das estratégias destacadas no evento, ele fala das ferramentas apresentadas como a de “gestão de pessoas, a gestão do dinheiro, de separar bem a vida do seu CPF, da sua vida pessoal, do seu CNPJ, o uso da internet e dos vídeos em redes sociais que promoveram uma integração maior com o público”.
O diretor de inovação da Sedec, Diego Maciel, pontua o crescimento do setor com a gestão do prefeito Assis Ramos que, “há três anos não tínhamos essa área estruturada na Prefeitura, hoje estamos fortalecendo o ambiente de negócio em Imperatriz. A ideia do evento é justamente contar histórias de empreendedores locais, que podem inspirar outras pessoas a criarem o seu negócio. Ficamos felizes em ver o público respondendo ao nosso chamado”, declara.