Força-tarefa inclui ações antecipadas da Defesa Civil, SLP, Sinfra, Seplu e Semmarh.
Os serviços de drenagem profunda, limpeza de riachos, desobstrução de bueiros e terraplanagem de ruas são executados por toda a cidade.
As chuvas que atingem Imperatriz durante o início de janeiro deixam alagamentos parciais em alguns pontos da cidade. Sem registro de desabrigados ou inundação de casas, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por monitorar as localidades de risco, informa que a média do volume de precipitação acumulada durante o primeiro final de semana do ano foi de 10mm.
O superintendente do órgão, Josiano Galvão, explica que esses alagamentos parciais são comuns até mesmo em chuvas pequenas. Os riachos, por vezes, sobem um pouco o volume de água e transbordam. “São pontos ou ruas que alagam parcialmente. A Defesa Civil está monitorando constantemente os pontos críticos e as limpezas realizadas nos nossos riachos influenciam na falta de incidências graves”, comentou.
Em relação ao estado do Rio Tocantins, o monitoramento da Superintendência constatou até agora que o nível está negativo, abaixo de zero e fora da linha de alerta. Já durante a semana, a previsão do tempo indica nuvens carregadas, associadas ao tempo úmido, o que provoca chuva moderada durante o período.
Para eliminar e amenizar eventuais transtornos, os serviços de drenagem profunda, limpeza de riachos, desobstrução de bueiros e terraplanagem de ruas estão sendo executados por toda a cidade, desde o ano passado. Foi montada uma força-tarefa que inclui as ações em conjunto da Defesa Civil, Secretarias de Limpeza Pública, SLP, Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, Planejamento Urbano, Seplu, e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.
A moradora da Rua Guarani no bairro Vila Redenção II, próximo ao Riacho Bacuri, Dona Isabel, parabeniza o trabalho de limpeza realizada pela Prefeitura no local. Ela também chama a atenção para o comportamento da população. “O povo também tem que ajudar o serviço do Município, não adianta limpar e o pessoal jogar lixo. Eu, que moro aqui perto, fico chateada com essa situação. Tem que ajudar e fazer sua parte”, disse.
Mesmo com as chuvas, o trabalho de limpeza continua nesta segunda-feira, 06 de janeiro. As frentes de serviços atuam intensamente no Riacho Bacuri, nas proximidades da BR 010, próximo ao Aeroporto. Outras equipes concentram serviços no Riacho Capivara, nas proximidades da rua Padre Cícero.