Projeto social interdisciplinar objetiva atender crianças no campo emocional, motor e da aprendizagem

Um projeto social da Facimp Wyden, através de seus cursos de
Pedagogia e Terapia Ocupacional, tem como objetivo dar suporte às crianças
em estado de vulnerabilidade das comunidades vizinhas à faculdade, traçando
um perfil interdisciplinar dos acadêmicos para fazer atendimentos nas áreas da
aprendizagem, da coordenação motora, da habilidade emocional e do contexto
social.

O projeto teve início, a partir da interdisciplinaridade entre os dois cursos
da faculdade, nos quais foram discutidos aspectos em comum que poderiam
beneficiar a comunidade, mais em específico, crianças do 1° ao 5° ano. Em
seguida, foram separados quatro campos, para serem aplicados na prática,
para trabalhar a aprendizagem e seus aspectos de desenvolvimento, analisar a
habilidade emocional, perceber as características motoras e da interação social
como elemento de construção dessas crianças.
As atividades serão desenvolvidas aos sábados, das 14h30 às 17h, com
uma média de dois atendimentos por mês nesse primeiro semestre, e
acontecerão no próprio campus da Facimp Wyden, envolvendo cerca de 50
crianças inicialmente. O projeto já foi lançado com atividades que envolveram
as crianças e apresentaram os professores e acadêmicos responsáveis.
Também já foi mostrado aos pais, numa reunião, tudo o que será desenvolvido
nessas ações.

“Essa iniciativa tem o papel social de colaboração, pois o projeto faz a
troca entre os acadêmicos, que aprendem no campo vivo da prática de acordo
com o seu curso, e as crianças, que se beneficiam desses atendimentos
diferenciados com o pedagogo e o terapeuta ocupacional supervisionado”,
comenta a professora dos cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional da
Facimp Wyden, Joselma Gomes, que coordena o projeto.