Sine Municipal de Imperatriz está apto para receber recursos federais

Município cumpriu todas as exigências do Ministério da Economia.
Sine Municipal de Imperatriz está apto para receber recursos federais

A Sedec também possui calendário de atividades para 2020 que contribuem com a economia de Imperatriz.

Como umas das formas de alavancar as políticas de desenvolvimento ao trabalho, emprego e renda, em Imperatriz, o Ministério da Economia, por meio da Coordenação Nacional do Sine em Brasília, validou toda a documentação apresentada pelo Sine Municipal de Imperatriz, para que possa receber verbas federais, na modalidade fundo a fundo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo Melo JP, essa conquista reflete o esforço da gestão municipal, principalmente do prefeito Assis Ramos, no que tange os assuntos econômicos de Imperatriz.

“O apoio incondicional da gestão Assis Ramos à SEDEC, vai deixar um legado singular em sua gestão no eixo do desenvolvimento econômico, tendo em vista que o processo de validação é muito burocrático e com exigências de responsabilidade dos chefes do poder executivo severas e complexas”, comenta Josivaldo.

NOVAS DIRETRIZES

A validação do Sine Municipal pelo Ministério da Economia fez parte de um processo rigoroso, na qual a Prefeitura de Imperatriz trabalhou arduamente. As novas diretrizes para o trabalho do Sine em todo o Brasil iniciaram a partir da promulgação da Lei Federal 13.667/18, responsável por dar uma nova roupagem ao Sine. Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, participaram de encontros em Brasília a fim de esclarecer sobre as mudanças.

AÇÕES PARA 2020

A Sedec como responsável por organizar o Conselho e o Fundo Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, com a participação das bancadas compostas por trabalhadores, empresários (patronal) e do poder público (governamental), possui, para o planejamento de 2020 e já inserido na Plataforma + Brasil, diversas atividades.

Os projetos para este ano constituem a Sedec Intinerante, para levar serviços do Sine Municipal aos bairros da cidade; Emprega Imperatriz, que aconteceria em abril e deve ser remarcado, pois pretende gerar vagas de emprego por meio da interlocução os trabalhadores e empresas. Os cursos de qualificação do programa Mais Empreendedor também foram interrompidos, que tem por objetivo realizar capacitação profissional, em parceria com os Cras.

Outra novidade é o projeto Açaí Forte, que vai reunir encontro com produtores de açaí locais, além de somar força com outro projeto, a Feira Cidadã. Os trabalhos foram paralisados por conta da pandemia do novo coronavírus, mas providências estão sendo tomadas pela Sedec para que o trabalho não pare.

Um veículo deve ser comprado para iniciar o projeto Sedec Intinerante. As reuniões do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, está sendo feita online, pelo plenário virtual. O Emprega Imperatriz deve ser feito por contato eletrônico, e a Sala do Empreendedor também funciona de forma virtual.