É assim que somos…

Queridos amigos e amigas da Avaaz,

Estes últimos meses foram muito intensos. Mas no meio da adversidade, milhões de nós neste movimento nos unimos com amor e impactamos o mundo profundamente. Aqui te contamos como —

Nossa MAIOR arrecadação de fundos de todos os tempos conseguiu recursos suficientes para fornecer milhões de refeições e suprimentos médicos para algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo. Nossa investigação pressionou o Facebook a enviar verificações de fatos a TODOS que interagiram com desinformação perigosa sobre a Covid-19 – o Facebook até nos agradeceu publicamente! Mais de 2 milhões de nós nos unimos ao apelo do Secretário-Geral da ONU por um cessar-fogo mundial. Frequentemente, ele citou nosso apoio e expressou sua “gratidão profunda” antes de levar o pedido ao Conselho de Segurança. E na semana passada, a resolução do cessar-fogo foi adotada! Milhares de nós nos comprometemos a tomar medidas para achatar a curva, criamos milhares de grupos locais para ajudar a nossa comunidade, e respondemos à crise lançando uma petição em nosso site a cada 45 segundos. E tantas outras coisas aconteceram… Ajudamos a inspirar líderes para nos tirar desta crise com um Plano de Recuperação Ecológica, nos posicionamos contra a decisão do Trump de sair da OMS, lutamos pelo acesso justo aos tratamentos da Covid-19, e ajudamos a garantir alívio da dívida para os países mais pobres poderem lutar contra a Covid…
É uma época que nunca esqueceremos. Há poucos meses, quem teria imaginado que bilhões de pessoas ficariam presas em casa durante diversas semanas e fariam bilhões de atos de gentileza para proteger uns aos outros de um vírus mortal?

A pandemia está longe de acabar, mas essas histórias, construídas tijolo por tijolo com os atos de milhões de pessoas, nos enchem de esperança de que podemos sobreviver a esta e a qualquer outra crise que enfrentarmos. Juntos.

Espero que elas possam ser um lembrete de como brilhamos, em um momento de escuridão, com a nossa luz mais forte.

  130 mil pessoas como nós financiaram milhões de refeições e ofereceram ajuda emergenciais para comunidades que estavam passando necessidades -

No início de abril, a ONU alertou que o mundo enfrentaria uma situação de fome extrema de ‘proporções bíblicas’. Na Avaaz, quase todos os dias recebíamos novos pedidos de partir o coração, vindos de todas as partes do mundo. Eu me senti tão impotente.

Mas então organizamos um pedido de ajuda – e nossa comunidade respondeu… com a nossa maior arrecadação de fundos de TODOS OS TEMPOS! Mais de 130 mil membros maravilhosos da Avaaz doaram, fornecendo assim ajuda médica e refeição a comunidades esquecidas na Índia e no Paquistão; apoiando famílias indígenas, como a da pequena Masha, que está comendo uma manga na foto; e também proporcionando ajuda de emergência às pessoas deslocadas na Síria e aos refugiados Rohingya em Bangladesh. E isso foi apenas o começo — enquanto você está lendo essa história, estamos ajudando nossos amigos no Haiti, no Iêmen, na África do Sul, em Uganda, no Peru e … [leia mais]

Com esperança,
Marigona

“Não tenho palavras para agradecer à Avaaz por nos ajudar no momento em que mais precisamos. Vocês ajudaram a salvar vidas. Graças a vocês, muitos de nós passamos a ter esperança em um futuro melhor novamente.”

Muhammad Sabir, Pakhiwas Welfare Society, Paquistão

Nossa investigação sobre a desinformação da Covid-19 que viralizava no Facebook pressionou a plataforma a enviar correções com verificações de fatos a milhões de pessoas

-

Logo no início da crise, observamos as primeiras mentiras sobre o coronavírus viralizando nas redes sociais. Dias depois, amigos próximos e familiares começaram a compartilhar conselhos de saúde que eram falsos. Então, começamos a investigar e, em pouca semanas, publicamos um relatório bombástico mostrando que o Facebook era o epicentro de desinformação e pedindo para que a plataforma tomasse medidas a esse respeito.

Compartilhamos nossas conclusões com o Facebook antes de lançar nosso e relatório e, no dia em que o publicamos, a plataforma anunciou que começaria a alertar TODOS os usuários que tivessem interagido com desinformação perigosa sobre a COVID-19, direcionando-os aos sites da OMS com correções elaboradas por verificadores de fatos. Essa foi a PRIMEIRA VEZ que o Facebook tomou esse tipo de medida! Eles até mesmo agradeceram publicamente a Avaaz por ajudar a desenvolver sua resposta. E, embora a plataforma ainda precise fazer muito mais, nos sentimos muito orgulhosos do que… [leia mais]

Com determinação,
Fadi

O ponto é: não foi o regulador tecnológico mais poderoso do mundo que forçou o Facebook a reconhecer as falhas em sua política – foi a comunidade de campanhas da Avaaz…

POLITICO

Nos unimos aos melhores médicos e médicas para levar nosso apelo diretamente ao Mark Zuckerberg

-

Enquanto a crise crescia, médicos e médicas na linha de frente nos contaram histórias de terror sobre pacientes que haviam ingerido alvejante para se curarem, ou que estavam morrendo diante dos olhos dos médicos, já que somente iam ao hospital quando já era tarde demais, por acreditarem que o vírus era como uma gripe qualquer.

Então, nos unimos aos melhores médicos e médicas ao redor do mundo e publicamos uma carta aberta no The New York Times pedindo aos CEOs das plataformas de redes sociais que “parassem de dar oxigênio às desinformações sobre a Covid-19”. Nossas fontes internas nos disseram que a carta foi parar nas mesas dos executivos mais importantes das redes sociais!

Os meios de comunicação em todo o mundo noticiaram a carta aberta e médicos e médicas foram entrevistados pela BBC, MSNBC, entre outros. Os membros do Parlamento Britânico até ouviram alguns destes relatos antes de interrogarem os executivos do Facebook, Twitter e Google… [leia mais]

Com gratidão,
Andy

2,3 milhões de nós apoiamos o pedido do Secretário-Geral da ONU por um cessar-fogo mundial durante o combate à Covid-19 – e o Conselho de Segurança adotou essa medida!

-

Eu estava prestes de terminar meu dia de trabalho quando li o corajoso apelo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, por um cessar-fogo mundial, para que o mundo pudesse se unir para combater o vírus. “A fúria do vírus põe em evidência a loucura da guerra”, disse ele. Fiquei arrepiado. O secretário-geral estava aberto a enviar este apelo aos membros da Avaaz… E a resposta foi extraordinária. Mais de 2 milhões de nós assinamos!

António Guterres expressou publicamente “gratidão profunda” à Avaaz, antes de levar seu apelo ao poderoso Conselho de Segurança da ONU e pedir aos líderes mundiais que silenciassem as armas. Nossa petição era frequentemente citada nos artigos na imprensa e no trabalho de incidência política da equipe do Secretário-Geral como prova do apoio público ao seu pedido. Diversas outras pessoas também usaram suas vozes para fazer pressão, como o Papa, a Malala e o Leonardo DiCaprio. E por fim, depois de meses de negociações, o Conselho de Segurança adotou uma resolução para um cessar-fogo mundial. Pela primeira vez na história! [leia mais]

Com arrepios,
Risalat

“Um obrigado carinhoso às mais de dois milhões de pessoas no mundo todo que não se calaram e apoiaram o pedido da ONU por um cessar-fogo durante a COVID19”

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

Ajudamos a garantir o alívio da dívida para alguns dos países mais pobres - Era uma segunda-feira de manhã, no final de março. Temíamos que uma segunda onda do coronavírus fosse ainda mais mortal em países com poucos recursos e com um sistema de saúde já enfraquecido. Sabendo que os líderes do G20 se reuniriam em poucos dias, agimos rapidamente. Da noite para o dia, elaboramos uma campanha, pedindo a eles que perdoassem a dívida dos países mais pobres do mundo, para que os governos pudessem gastar este dinheiro no combate ao vírus.

Assim, pouco antes que os Ministros da Economia do G20 de encontrassem, publicamos um anúncio de página inteira com nosso apelo no The Economist. Com grupos como o Jubilee Debt Campaign, garantimos que as vozes dos cidadãos e cidadãs do mundo fossem ouvidas. Dias depois, o G20 decidiu oferecer a suspensão de toda a dívida bilateral de 77 dos países mais pobres do mundo durante todo o ano — um valor de, aproximadamente, 12 bilhões de dólares… [leia mais]

Com gratidão,
Sarah

Mais de 1 milhão de membros da Avaaz defenderam o acesso justo às vacinas e aos tratamentos da Covid-19 em todo o mundo

-

Uma noite, correu a notícia de que o Presidente dos EUA, Donald Trump, estava ameaçando cortar fundos da OMS… no auge da pandemia! Mais de 1 milhão de membros da Avaaz se manifestaram contra a decisão do Trump, demonstrando apoio às organizações combatendo a crise, como a OMS — e exigindo aos líderes mundiais acesso justo e universal às vacinas e aos tratamentos para todos.

Enquanto as delegações dos governos mais importantes negociavam sua primeira declaração conjunta de saúde desde a chegada da pandemia, publicamos um anúncio contundente no jornal denunciando as táticas da administração dos EUA de colocar as patentes à frente dos pacientes. Fizemos uma pesquisa que mostrou que 8 em cada 10 estadunidenses quer uma distribuição justa de vacinas e, ao final do encontro, a maioria dos governos concordou com uma declaração conjunta para o acesso universal… [leia mais]

Com esperança,
Marie

Estamos inspirando a Europa a liderar o mundo na saída desta crise com um Plano de Recuperação Ecológica!

-

Em uma manhã, durante o confinamento, percebi que o momento de acabar com o lockdown nas nossas mentes havia chegado: e se virássemos o jogo com a crise da Covid-19 e a utilizassémos como combustível para construir o futuro limpo e seguro com o qual todos sonhamos?

Dessa forma, quando os líderes europeus se reuniram para discutir a recuperação econômica da Europa, redigimos uma carta aberta que, em pouco tempo, atingiu 1 milhão de assinantes — e foi citada diversas vezes na imprensa — pedindo que três mulheres poderosas, incluindo a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, garantissem uma Recuperação Ecológica.

Pressionamos países importantes a apoiarem o Pçano — 3 semanas atrás, a Presidente propôs um pacote de recuperação ambicioso que incluía bilhões de euros para ações climáticas e esforços para construir um futuro econômico mais ecológico… [leia mais]

Com um sorriso no rosto,
Pascal

“Obrigada… Iniciativas como essa são uma motivação a mais para que avancemos, construindo uma Europa melhor: mais justa, mais resiliente e sustentável. Juntos conseguiremos”

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Nos organizamos em nossos comunidades paraa espalhar atos de gentileza
No momento em que a crise explodiu, os membros da Avaaz no mundo todo criaram grupos locais de solidariedade para apoiar os mais vulneráveis e lançaram uma nova petição da comunidade a cada 45 segundos! Mais petições que nunca!

er como nós assumimos a responsabilidade em um momento de extrema necessidade me deixou sem palavras e abaixo mostramos um pouco como os membros da Avaaz estão mostrando a melhor face da humanidade durante um momento de escuridão 🙂

Com amor,
Spyro

-
  • 🇵🇹 Eloisa começou uma rede de mulheres em Peniche para costurar milhares de máscaras aos trabalhadores da linha de frente e famílias vulneráveis. Sim, elas são as mulheres da foto!
  • 🇬🇲 O vilarejo de Hagi, em Gâmbia, não tem água corrente. Portanto, ele passou a disponibilizar baldes e sabão do lado de fora de sua loja, para as pessoas poderem lavar as mãos e, assim, combater a Covid-19.
  • 🇦🇹 🇩🇪🇨🇭 Katja iniciou uma petição pela abertura das fronteiras e reunião das famílias que foram separadas devido às legislações de quarentena em toda a Europa. Quando uma medalhista olímpica suíça endossou sua campanha, a petição bombou na mídia e as autoridades permitiram que as famílias se reunissem.
    [leia mais]
“Algo lindo está surgindo dessa situação desafiadora. Estamos construindo uma comunidade aqui, e a Avaaz era extremamente necessária. Estamos vendo no mundo todo – e não apenas localmente – que embora distantes fisicamente, estamos mais conectados do que nunca.

Eile, membro da Avaaz na Irlanda

Essas são algumas das histórias emocionantes que teremos o privilégio de contar aos nossos filhos e netos um dia sobre esta época em que o mundo parou.

Cada um de nós tem uma história sobre este momento — da escolha da esperança ao invés do desespero, do amor ao invés da divisão, e da bondade ao invés da indiferença. E gostaríamos de ouvir a sua história 🙂 Clique na caixa abaixo para compartilhá-la, nos conte sobre o que te moveu, te inspirou ou te encheu de esperança neste momento sem precedentes.