Formalização de microempreendedores e cursos de capacitação estão entre os objetivos do projeto Sedec Itinerante.
A van foi adquirida com recursos do Tesouro Municipal.
Unidade móvel adquirida pela Prefeitura de Imperatriz vai levar serviços públicos para os bairros da cidade. Parte do projeto Sedec Itinerante, a van vai realizar visitas para pessoas que estão na informalidade, e também são consideradas microempreendedores, além de atendimento do Sine Municipal.
A van customizada é fruto de recursos do Tesouro Municipal. O preço estimado para aquisição do veículo era de R$ 249 mil, mas por meio da intermediação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedec, a compra foi realizada por um valor menor, de R$ 183 mil.
Entre os benefícios dos microempreendedores formalizados, estão a possibilidade de ter aposentadoria assegurada, auxílio doença ou maternidade, celebrar contratos e emitir notas fiscais, ter acesso a empréstimos e demais serviços da rede bancária. Equipes da Sedec também já percorriam os bairros para informar aos comerciantes locais sobre as possibilidades de estarem formalizados. Agora, com a van, este trabalho deve ser otimizado.
A van customizada já passou a operar desde a semana passada, e também estará presente durante as Feiras Cidadãs, que devem acontecer em bairros diferentes toda semana. Como já vem ocorrendo nas duas últimas semanas, às quartas-feiras, a Praça da Bíblia, no bairro Bacuri, é quem recebe os vendedores com diversas opções de produtos.
Outro benefício do veículo é de realizar cursos de capacitação e requalificação, principalmente para pessoas que precisam se posicionar no mercado de trabalho.