Suzano incentiva ações virtuais de voluntariado durante a pandemia

A empresa desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, no qual apresenta dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas à distância.  

A Suzano fomenta o trabalho voluntário como forma de promover o exercício da cidadania e o protagonismo social para construção de um mundo melhor.  Por meio do Voluntariar, programa existente antes mesmo da fusão que uniu a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose, a companhia reinventou e adaptou diversas atividades para que, mesmo durante pandemia, os colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros continuem realizando ações sociais, reforçando o propósito de promover uma mudança positiva na sociedade. 

Entre uma série de iniciativas, a Suzano desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como, por exemplo, Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas. Em Imperatriz algumas dessas iniciativas atreladas ao Guia de Ações de Voluntariado Remoto atendeu quatro instituições sociais, Apae, Mãos que Cuidam, CRAS e Igreja Assembleia de Deus. 

Outra ação desenvolvida é a Acolhida Voluntária, que cria uma rede de pessoas que vão se conectar semanalmente, levando acolhimento, amor, solidariedade, orientação, empatia e bom humor. Compras solidárias também é uma das ideias propostas, em que o objetivo é fazer compras de produtos essenciais de estabelecimentos, como mercado e farmácias, e ajudar aqueles que mais precisam, evitando aglomerações nesses locais. 

No Maranhão, só no primeiro semestre de 2020, foram desenvolvidas diversas iniciativas voluntárias, beneficiando cerca de 2.300 pessoas. Uma delas foi o programa Suzano na Escola com o tema “O Futuro do Trabalho”, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement, com sua primeira edição on-line, capacitando jovens abordando conceitos sobre carreira, profissões do futuro, habilidades necessárias para o mercado de trabalho e outras reflexões importantes no processo de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens em fase escolar. 

O mecânico de manutenção industrial da Unidade Imperatriz, Saulo Charles, atuou como voluntário e reflete com satisfação sua participação no projeto. “Tenho um imenso prazer em ajudar as pessoas e, claro, ter este relacionamento com esses jovens é fundamental, podendo passar um pouco da minha experiência vivida na área industrial. É uma oportunidade como esta que podemos estimular e promover o interesse deles em se aproximar mais do futuro profissional.”, conclui ele.  

Para a Coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano e Projeto de Formação, Elisabete Flores Pagliusi, a Suzano atua como impulsionadora na transformação da sociedade. “Há duas décadas o Voluntariar é uma forma de inspirar as pessoas visando a construção de um futuro melhor. Na Suzano, buscamos continuamente sermos agentes de transformação ao estimular o engajamento social para promovermos mudanças positivas na sociedade, principalmente neste momento tão desafiador. Reconhecemos que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, juntos, geramos conexões para fortalecer o trabalho voluntário”. 

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode baixar o material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos.  

Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem! 

Sobre a Suzano 

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas. 

Assessoria de Imprensa da Suzano