Uma ação com os acadêmicos de Terapia Ocupacional da faculdade Facimp foi realizada no dia 24 de agosto, em alusão à campanha do “Agosto Dourado”, na Casa da Gestante Dra. Eimar de Andrade Mello, em Imperatriz, com a missão de conhecer a rotina das mães que têm seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dar assistência a essas famílias.
Junto aos acadêmicos e as mães internadas, participaram das atividades a coordenadora da Casa, Ana Quezia Quintiliano, e a professora da Facimp, Pamylla Fortes Tanikawa, que coordenaram os alunos de Terapia Ocupacional na ação.
A programação começou com uma palestra sobre o Agosto Dourado, enfatizando a importância dessa campanha na proteção e em apoio ao aleitamento materno. Além disso, os acadêmicos entregaram kits de higiene e tiveram a oportunidade de conversar para conhecer as histórias das mães internadas.
“A participação da mulher em atividades deste tipo de grupo adquire um valor fundamental por propiciar relações sociais importantes para o enfrentamento do processo saúde-doença. Estas ações propiciam, também, o desenvolvimento de competências para trabalho multiprofissional e interdisciplinar pelos acadêmicos do curso envolvido”, comentou a professora Pamylla Fortes.
Crysthiane Barbosa Macêdo, que é acadêmica do 4° período de Terapia Ocupacional da Facimp, falou sobre a importância de participar de atividades práticas como essa: “tivemos um contato mais humano com as mães dos bebês, por meio do qual trocamos algumas experiências vividas atualmente por elas no hospital, esclarecemos dúvidas e pudemos proporcionar alguns momentos de alegria e descontração, além do principal que foi o enriquecimento do conhecimento na área do aleitamento abordada de uma forma bem dinâmica”.
Casa da Gestante
A Casa dá apoio na vida das mamães, oferecendo acolhimento e acompanha as gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que demandam atenção diária em serviço de saúde. No ano passado, segundo as estatísticas da casa, o registro foi de 2.230 ocupações.