Eles atiraram 13 vezes em todo o corpo de seu pai e o deixaram para morrer.
O pai de Ramón, que defendia as terras de sua família na floresta tropical colombiana contra as poderosas empresas de óleo de palma, foi assassinado em plena luz do dia. Agora a mãe de Ramón se preocupa com a vida de seu filho.
Ao mesmo tempo, empresas em todo o mundo estão lucrando com o assassinato de defensores do meio ambiente como o pai de Ramón, lucrando centenas de milhões de dólares de óleo de palma que vão parar nas prateleiras de nossos supermercados.
Mas finalmente, uma nova lei pioneira na Europa poderia responsabilizar empresas multinacionais pelos abusos dos direitos humanos e ambientais que ocorrem em suas cadeias de produção e permitir que as vítimas busquem justiça nos tribunais europeus!
A indústria está tentando enfraquecer essa lei, mas a União Europeia quer ouvir a opinião das pessoas de todo o mundo! É a nossa chance – vamos fazer com que essa seja a maior consulta pública já realizada e ajudar a aprovar essa lei histórica! Quando atingirmos 1 milhão, nós entregaremos esse apelo aos tomadores de decisão da UE diretamente, faremos pesquisas de opinião e anúncios de página inteira nos maiores jornais.
O pai de Ramón foi baleado 13 vezes em plena luz do dia e foi deixado para morrer – simplesmente porque ele estava defendendo sua terra contra as poderosas empresas de óleo de palma. Agora, a mãe de Ramón está preocupada com a vida de seu filho. Mas finalmente uma nova lei na Europa poderia responsabilizar as empresas multinacionais por esse tipo de violação dos direitos humanos e permitir que pessoas como Ramón busquem justiça nos tribunais europeus! A indústria está pressionando para enfraquecer essa lei, mas nós temos duas semanas para fazer nossas vozes serem ouvidas – assine agora para defender pessoas como Ramón e ajudar a aprovar essa lei histórica!
Assine agora para defender pessoas como Ramón
Durante décadas, as grandes corporações têm lucrado com os abusos dos direitos humanos e ambientais em suas cadeias de produção – de minerais de zona de conflito, ao trabalho escravo e à exploração infantil. E as próprias pessoas que estão defendendo nosso planeta estão sendo assassinadas em prol do lucro.
Como consumidores, as vezes nos sentimos impotentes – mas essa lei histórica poderia literalmente mudar as regras dos negócios globais, exigindo que as empresas investiguem suas cadeias de produção e eliminem potenciais abusos, independentemente de onde eles ocorram.
Nós sabemos que as grandes empresas tentarão pressionar contra, mas há um forte apoio no Parlamento da UE – e os políticos querem ouvir de nós! Então, vamos lotar a consulta pública nas próximas duas semanas antes que ela seja encerrada e incentivar a Europa a aprovar essa lei histórica. Assine seu nome agora e vamos defender o Ramón e tantos outros que estão na linha de frente dessa batalha!
Assine agora para defender pessoas como Ramón
Nós sabemos o poder do nosso movimento. Quando nos unimos para apoiar os líderes indígenas da Amazônia a defender suas terras das gigantescas corporações petrolíferas nos tribunais… eles ganharam! Agora, essa lei pode ajudar a evitar que crianças sejam exploradas, que defensores do meio ambiente sejam mortos e que as florestas tropicais intocadas sejam derrubadas. Então, vamos usar todo nosso poder novamente e fazer com que isso aconteça.
Com esperança,
Christoph, Sarah, Risalat, Anneke, Nana, Spyro e todo o time da Avaaz
Mais informações:
A norma do Parlamento Europeu que pode aumentar a pressão contra o desmatamento no Brasil (BBC)
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55168713
UE confirma projeto contra desmatamento (Valor Econômico)
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/01/26/ue-confirma-projeto-contra-desmatamento.ghtml
Parlamento Europeu aprova resolução para combater desmatamento (Poder 360)
https://www.poder360.com.br/internacional/parlamento-europeu-aprova-resolucao-para-combater-desmatamento/
O ano com o maior número de mortes já registrado para defensores da terra e do meio ambiente (Global Witness)
https://www.globalwitness.org/en/press-releases/o-ano-com-o-maior-n%C3%BAmero-de-mortes-j%C3%A1-registrado-para-defensores-da-terra-e-do-meio-ambiente/