Avança serviço de limpeza e aprofundamento de calha do riacho Bacuri na Vila Redenção II

Prefeitura utiliza máquina retroescavadeira hidráulica para agilizar o trabalho.

Avança serviço de limpeza e aprofundamento de calha do riacho Bacuri na Vila Redenção II

 Máquina retroescavadeira hidráulica é utilizada na limpeza do riacho Bacuri, na Vila Redenção II (Foto: Gil Carvalho)

Depois de realizar serviços de limpeza, desobstrução e aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, iniciou nesta terça-feira, 23, trabalho de aprofundamento do canal do riacho Bacuri, na Vila Redenção II.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a vazão d’água; facilitar o escoamento de águas pluviais e diminuir pontos de alagamentos provocados pela cheia do riacho Bacuri, que passa pelos bairros Vila Cafeteira, Vila Brasil, Vila Redenção II, Vila Nova e Jardim São Luís.

“Esse trabalho tem surtido efeitos positivos com o aumento da vazão d’água dos riachos, evitando o alagamento de ruas dos bairros cortados pelos córregos”, observa o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, que acompanha o andamento das frentes de serviços na Vila Redenção II.

Segundo ele, o serviço está sendo agilizado com a utilização de máquina retroescavadeira hidráulica, caçambas e homens das secretarias de Infraestrutura e da Limpeza Urbana, ‘força-tarefa’ que conta ainda com apoio da Defesa Civil.

Zigomar Filho assinala ainda que várias intervenções estão sendo realizadas desde o segundo semestre do ano passado para diminuir os impactos das chuvas, como o foi o caso da limpeza, desobstrução e limpeza do riacho Capivara, na Vila Ipiranga. Além disso, o município construiu drenagens profundas; duas pontes de concreto armado [Avenida Liberdade e na Rua 5]; meios-fios, sarjetas e limpezas de bocas de lobo utilizando caminhões hidrojato.

“É uma grande frente de serviços para reduzir esses transtornos das chuvas, evitando alagamentos e aumentando a vazão para escoamento de águas pluviais, incluindo a manutenção preventiva e corretivas de redes de drenagens profundas por toda Imperatriz”, concluiu.