As atividades iniciaram em novembro de 2020 e contou com 55 horas/aulas online, consultorias individuais, oficinas e palestras.
A Suzano realizou, hoje (25/3), a cerimônia de encerramento da primeira turma do Programa Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores) no estado do Maranhão. A iniciativa em parceria com o Sebrae, teve sua implementação na Unidade Mucuri (BA), rendeu frutos se estendendo para outros estados onde a companhia possui atuação, como Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
No Maranhão, as atividades iniciaram em novembro de 2020 e, ao longo desse período, capacitou 31 fornecedores que fazem parte da cadeia produtiva de suprimentos da empresa nos municípios de Cidelândia, Governador Edson Lobão, Grajaú, Imperatriz e São Luís (MA).
Alinhado à cultura da Suzano, de gerar e compartilhar valor com a sociedade, o programa visa fomentar a economia local, melhorar a performance dos fornecedores da empresa e o desenvolvimento de parcerias sustentáveis a longo prazo. Além disso, o Semear busca ainda aprimorar a qualidade na gestão, melhoria nos processos, otimização da receita, redução de custos e mais oportunidades de negócios por meio de orientações sobre como ter um crescimento estruturado considerando boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental.
Misael Lieberenz de Castro Dourado, é proprietário da Lieberenz LOG, empresa de transporte rodoviário de cargas, no mercado desde 2016 em Porangatu/GO, tendo filiais nos estados do MA, TO, PA e ES. Ele é um dos formandos e se diz satisfeito com a sua participação no programa. “O projeto contribuiu para um melhor desenvolvimento na gestão da minha empresa, com informações e subsídios necessários para melhor estruturação do meu administrativo”, destaca o fornecedor da Suzano.
Para a proprietária da empresa Esperança Transporte Serviço Terraplenagem, Celma Oliveira, com a capacitação houve uma melhora na gestão financeira do seu negócio. “Fiquei muito satisfeita em participar do Projeto Semear, todo o aprendizado nas aulas fortaleceu ainda mais a organização correta da administração dos recursos financeiros da nossa empresa”, conta a fornecedora. A Esperança Transporte atua há 16 anos no mercado de transporte, serviços e locação, em Breu Branco/PA e possui filiais em Darcinópolis/TO e Imperatriz.
Sem custos aos participantes, o programa contou com 55 horas/aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores compartilhados pela Suzano. Tendo na sua grade de programação, temas como tributação, gestão financeira e princípios de responsabilidade legal e socioambiental, entre outros.
O programa Semear é uma das formas em que nós gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. “Por meio do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito feliz em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia”, explica Viviane Danemberg Gomes Licht, Gerente Executiva de Suprimentos da Suzano.
Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a iniciativa traz relevância na capacitação dos fornecedores em prol do desenvolvimento das empresas de logística, prestadoras de serviços para a Suzano. “Os 31 fornecedores participantes dessa primeira turma, ganham em melhorias da gestão, em eficiência e competitividade, além da redução de custos. Assim, de maneira estratégica, desempenham com competência sua função de atender a cadeia de suprimentos da Suzano”, avaliou Borralho.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no uso sustentável de recursos naturais. Como líder mundial na fabricação de celulose de mercado e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A empresa investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto com o objetivo de substituir matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia, resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, orgulha-se de sua equipe, composta por mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos, e destaca-se por ter os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3 (Brasil) e da NYSE – New York Stock Exchange (Estados Unidos), mercados onde suas ações são negociadas. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.
Para saber mais, acesse o Portal Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento com o Cliente Sebrae 0800 570 0800.
Assessoria de Imprensa da Suzano
…