Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde tem um controle interno da aplicação dia a dia, e cada vacinado leva para casa a sua carteira de vacinação com data de aplicação de retorno. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz esclarece que não houve aplicação de doses vencidas e é inconsistente a informação do quantitativo de 2 doses, um vez que os frascos das vacinas tem em média 10 doses em cada.
Segundo o levantamento do portal de notícias, o problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005.
Desses lotes, a cidade recebeu apenas o lote 4120Z005 no dia 03/02/2021, com 2690 doses (269 frascos) que venceria em 14 de abril. No entanto, todas as doses foram aplicadas até 28 de fevereiro de 2021 em trabalhadores da saúde, paciente dialítico e paciente oncológico; portanto, DENTRO do prazo de validade.
Salientamos que todos os lotes utilizados encontram-se com a data de validade correta. E lembramos ainda que as doses quando chegam são aplicadas de imediato, não ultrapassado 2 dias de aplicação, e caca vez menos tempo em estoque.
A Secretaria de Saúde tem um controle interno da aplicação dia a dia, e cada vacinado leva para casa a sua carteira de vacinação com data de aplicação de retorno.
Portanto, quanto às doses entregues em Imperatriz não passa de uma inconsistência nos dados informados ao Governo Federal. A falha será reportada à plataforma SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização – para que o Ministério da Saúde corrija eventuais falhas de digitação ou liberar para que os próprios municípios façam a correção. Pois essa função ainda não é disponibilizada em sistema.
Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz