Medida facilita escoamento de águas pluviais e evita pontos de alagamentos nos bairros.
Serviços de limpeza, desobstrução e retirada de entulhos de boca de lobo evitam pontos de alagamentos nos bairros de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)
Os serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo foram ampliados com reforço das equipes do caminhão de hidrojateamento, que executam diariamente trabalho de remoção de entulhos e resíduos das caixas coletoras para melhorar a drenagem de águas pluviais, além de evitar pontos de alagamentos em ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz.
Medida contribui para que águas das chuvas sigam curso natural nas galerias de águas pluviais, não causando enchentes. Desde a implementação do serviço de hidrojato foram retiradas mais de 200 toneladas de entulhos das bocas de lobo.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, considera essencial o trabalho de manutenção, conservação e limpeza das caixas coletoras, evitando entupimento das bocas de lobo e melhorando o escoamento de águas pluviais. “É preciso que todos os munícipes colaborem com o poder público não jogando lixo em vias públicas, como: latas, garrafas pet, bituca de cigarro, papeis, copos descartáveis e sacolas plásticas”, orienta.
De acordo com o encarregado de obras, José Francisco, o Zé Mototáxi, equipes executaram nessa quarta-feira, 28, a limpeza e desobstrução de boca de lobo na Avenida Ceará, facilitando o escoamento de águas pluviais e evitando o acúmulo na via como ficava anteriormente, prejudicando a malha asfáltica e o acesso de veículos.
“Tinha muito resíduo jogado na boca de lobo, fato que obstruía a passagem da água e causava transtornos na via”, observa ele, que destaca ainda a limpeza da boca de lobo na Rua Coronel Manoel Bandeira, cruzamento com a Avenida Santa Teresa, no Centro.