Coworking Público é proposto por Adhemar Freitas Jr, no apoio a startups locais

Foi apresentada a indicação n° 353/2021 de autoria de Adhemar Freitas Jr, na sessão desta quinta (10), ao secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Pr Wilson Filho, para que disponibilize espaço de COWORKING PÚBLICO com o objetivo de estimular Startups e seguimentos empresariais que necessitam de amadurecimento do seu modelo de negócios, para se estabelecerem no mercado, promoverem o estímulo ao empreendedorismo, reunindo em um mesmo local diversos seguimentos de negócios com trocas de experiências.


Os empreendedores tem extrema dificuldade de iniciarem seus negócios por ausência de espaço físico e ferramentas simples de trabalho, como o acesso a internet de boa qualidade. O coworking público é um excelente instrumento para dar o mínimo aos novos investidores desenvolverem seus negócios, contribuindo com o que falta e abrindo mercado para os jovens.
A prefeitura através de ferramentas públicas existentes pode fornecer de forma fácil laboratórios de trabalho (receita, administração, STI, vigilância). Pode participar, propiciando conhecimento e trocando experiências no espaço público, firmando parcerias com universidades, sebrae, escolas técnicas, propagando conhecimento, gerando emprego e renda para quem precisa de experiência.
“Na pandemia, muitos empregos sendo perdidos, o que estamos vendo são muitas pessoas buscando uma saída no empreendedorismo, e enfrentando diversas dificuldades em como iniciar, como ter um espaço para vender seu produto ou serviço, dificuldade de informações. Esses espaços públicos poderão dar um novo rumo a quem precisa entrar no mercado de trabalho com suas idéias, mas não tem oportunidades. É algo que de forma urgente pode ser feito em Imperatriz, pois para quem está começando, é de fundamental importância que haja esse apoio. A pandemia trás muita coisa ruim, mas neste momento é que aparecem as novas aberturas, para quem quer crescer e trabalhar”.
O parlamentar foi bastante parabenizado pelos outros vereadores, pois nas dificuldades e adversidades é que o ser humano e a sociedade vão se reinventando. Reconhecem que quem já está no mercado não tem conseguido se manter, quanto mais quem está começando. Exaltaram a iniciativa com o enriquecimento do nível das discussões, levantando uma pauta tão importante, diante da grande dificuldade relacionada a oportunidades de emprego.
A geração de renda é um dos objetivos da Câmara na busca de melhorias para a sociedade Imperatrizense e uma das obrigações do parlamento. A indicação foi subscrita pela maioria dos vereadores e segue para apreciação do Executivo.

Sidney Rodrigues – ASSIMPFoto – Fábio Barbosa