Câmara inclui trabalhadores do Comércio e da Indústria em geral na prioridade de vacinação

Através da indicação Nº 356, proposta por Adhemar Freitas Jr. foi colocada nesta terça (15), em discussão e votação, a prioridade de imunização para os funcionários do comércio e da indústria.  

Foram iniciadas as vacinações a servidores da Indústria e hoje através de um pedido da Associação Comercial (ACII), feita na semana passada pelos dirigentes daquela instituição, foi atendida pelo parlamento diante da atividade do seguimento, que pediu ajuda ao poder Legislativo para que fossem incluídos os trabalhadores do comércio na prioridade vacinação contra a covid-19. 

Adhemar explicou que por conta da quantidade de funcionários, que estão diariamente expostas no comércio, atendendo o cidadão para fazer nossa economia circular, gerar emprego e renda, precisam ser imunizados. “Precisamos avançar como em São Luís que de forma inteligente, o prefeito Braide conseguiu 300 mil doses e tomou a frente das vacinações do Estado. O comércio não pode parar, as pessoas precisam trabalhar e só existe um jeito, dando esperança e ajudando o empresariado local”. 

Imperatriz e toda a região são beneficiadas pelo centro comercial local que sustenta uma macro região, que mantem empregos para um público flutuante de 1 milhão de habitantes, não podem baixar as portas nem fraquejar no sustento da população.  

Os vereadores destacaram que existe o questionamento por parte de alguns outros seguimentos, do motivo de priorizar o comercio, e a resposta é simples: o que sustenta todo o sistema público de saúde é a arrecadação e isso não acontece sem o comércio, parte vital de entrada de recursos para produção e compra de mais vacinas. Este precisa se manter aquecido e deve ter prioridade neste momento. Todos vem comprar em Imperatriz e o comercio precisa estar protegido. Vem gente de todos os 4 cantos e se faz necessário estancar a proliferação do vírus, além de evitar mais quebra de empresas e aumento de desemprego, que causa fome e miséria. A arrecadação e os recursos devem ser protegidos, para que assim não faltem vacinas e a imunização é a única saída eficaz. 

O presidente Alberto Sousa frisou a dedicação da Associação Comercial e dos deputados estaduais Rildo Amaral, Marco Aurélio e Othelino Neto, que não tem medido esforços neste sentido. Parabenizou a todos os vereadores pela unidade em torno dessa indicação e de forma sensata sem colocar ideologias, ou bandeiras à frente e sim as vidas como prioridade, pois o comércio é que vai fazer com que tenhamos uma cidade mais protegida contra o coronavírus. 

Matéria aprovada, será encaminhada imediatamente aos órgãos do estado e município para que chegue logo no braço do trabalhador, o que foi comemorado por Gláucio Serafim e Euvaldo Lopes, diretores da ACII, pela aprovação e pelo trabalho de proteger todos os que estão trabalhando no comércio. 

“Obrigado pelo trabalho dos vereadores em proteger os cidadãos de Imperatriz. Sabemos que todos sem exceção tem prioridades, mas temos que trabalhar onde existem mais focos de proliferação, no caso, o comércio, onde as pessoas não param de circular, nos ambientes que causam infecções maiores e mais rápidas, contaminando toda a cidade. Lutamos pelo bem comum e agradecemos mais uma vez pelo empenho da Câmara”, disse Gláucio. 

Serão 60 mil vacinas (entre primeira e segunda dose) que irão imunizar todas as áreas mais movimentadas da cidade. 

Sidney Rodrigues – ASSIMP 

Fotos – Fábio Barbosa