Melhorias na infraestrutura de bairros foram debate na sessão da CMI

Esta é a primeira sessão ordinária após retorno do recesso parlamentar.

Na manhã desta quarta-feira, 04, os vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz debateram sobre diversas indicações para melhorar a infraestrutura dos bairros da cidade. Entre elas a construção de pontes, praças públicas e quadras poliesportivas. 

O primeiro debate discutiu o projeto 405/2021, de autoria do vereador Manchinha (PSB), que solicita a construção de uma ponte de concreto sobre o Riacho Bacuri, na Rua Professor José Queiroz, na Vila Redenção I. 

O parlamentar salientou a importância de implementar e melhorar as pontes sobre os córregos que passam pela cidade para que a população possa ter mais segurança ao transitar pelos bairros. 

“A construção e melhoria das pontes nos bairros é fundamental para trazer mais segurança para a população”, afirmou. 

Outra localidade que também recebeu indicação de construção de ponte é a Vila JK, pela proposta 406/2021 de autoria de João Silva (MDB), que indica a necessidade da estrutura na Rua Airton Senna, sobre o Riacho Capivara. 

“Assim como o nobre colega defendeu na discussão anterior, proponho aqui a citada rua para ser beneficiada, também, com a construção de uma ponte, que sem dúvida irá proporcionar melhor qualidade de vida para a região”, defendeu. 

De autoria do vereador Jhony Pan (PL), a proposição 407/2021, levou o plenário ao debate sobre a indicação de parceria para a execução de obra de drenagem e asfaltamento com meio-fio e sarjeta nas Ruas C11 e D1, em todas as suas extensões, no Bairro Jardim Tropical. De acordo com Jhony, o investimento em obras que visem melhorar a infraestrutura dos bairros é uma questão que pode receber o apoio de diversos políticos maranhenses e citou as emendas parlamentares dos deputados estaduais e federais que contribuem com o orçamento. 

“Sabemos que essas obras precisam de grandes investimentos e, por isso, firmo aqui a necessidade de levarmos o debate e as necessidade para aos nossos colegas parlamentares federais e estaduais, para que possam estar cientes das necessidades aqui de Imperatriz”, reiterou. 

As propostas de nº 408/2021 e 409/2021, de autoria dos vereadores Chiquim da DiFerro (DEM) e Rubinho Lima (PTB), respectivamente, levaram os pares a debaterem sobre a importância da implementação de espaços de lazer para os bairros Santa Inês e Itamar Guará. 

A proposta de Chiquim visa a implementação de uma Praça Pública com academia ao ar livre para a população do bairro Santa Inês, assim como, a de Rubinho objetiva realizar uma parceria entre os órgãos municipais para a construção de uma quadra poliesportiva, no bairro Itamar Guará. As duas receberam o apoio dos parlamentares presentes na sessão. 

“Esporte e lazer são fundamentais para a população, para as famílias e precisamos buscar mais investimentos para a implementação destes espaços na nossa cidade”, afirmou Rubinho. 

Chiquim declarou que “É indispensável o debate para melhorar os investimentos que levam cidadania para as comunidades, principalmente quando se trata de melhorar a saúde física e mental do cidadão imperatrizense”. 

A última indicação antes da Ordem do Dia, foi a proposta de 410/2021 do vereador Alex Silva (PL), que propõe a construção de um canteiro arborizado para a separação de vias ao longo da Avenida 3, no Conjunto Vitória.  

“Agradeço aos colegas que apoiam a indicação citada. Isso demonstra o fortalecimento dos nossos trabalhos na Casa de Leis e a preocupação de todos em melhorar as condições dos bairros de Imperatriz”, disse. 

Trâmite 

Os projetos de Lei, antes de serem aprovados na Câmara são protocolados pelos vereadores e lidos em Sessão Plenária para apresentação e encaminhamento a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Após a apreciação dos parlamentares membros da comissão, as matérias são levadas para discussão e votação. 

Karol Tragante – ASSIMP 

Fotos – Gidel Sena