Data é celebrada no dia 1º de setembro, momento que remete a regularização da profissão em 1998.
No dia 1º de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, um importante especialista no planejamento e acompanhamento dos exercícios que promovem o bem-estar e saúde das pessoas.
A data coincide com a regulamentação da profissão através da Lei Federal nº 9696, instituída há 23 anos, com o objetivo de regulamentar o profissional atuante na área. Hoje, a data é marcada por um cenário desafiador, onde educadores físicos de todo o país, buscam inovar para atender a essa nova realidade da população: com as pessoas cada vez mais presentes em casa, a falta de exercícios prejudicou muito os brasileiros, e ficou nas mãos desses profissionais buscar adaptações para atender ao público à distância, com as orientações através de vídeos, mostrando atividades que podem ser realizadas no lar.
O administrador de empresa, Marcos Brito, sentiu o impacto durante o período da pandemia. Foi com a ajuda de um profissional particular que ele conseguiu perder peso e regularizar a saúde. “Minha taxa de glicose chegou a 135 mg/dL e preocupou toda minha família. Com a ajuda do profissional, consegui perder 35 kg e melhorar a taxa da minha glicemia. Agora, estou bem melhor! Graças a esse acompanhamento físico, que me ajudou tanto nas metas e atividades, quanto no incentivo para chegar enfim no meu objetivo”, conta.
Assim como Marcos, essa realidade afetou milhares de pessoas. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou o impacto que o período pandêmico trouxe nas balanças. Quem mais apresentou mudança no índice de massa corporal (IMC), média que calcula a relação entre o peso e altura, foram crianças entre 5 e 11 anos. O aumento partiu de 36,2% para 45,7% para casos de sobrepeso ou obesidade nessa faixa de idade.
Vale lembrar que o educador físico ajuda não só na manutenção do peso, mas também na prevenção ou até no tratamento de doenças cardíacas, respiratórias e demais enfermidades que afetam o organismo. Para quem busca iniciar ou retomar as atividades físicas depois de algum tempo parado, o professor de Educação Física da Estácio São Luís, Raphael Furtado, explica ainda que alguns cuidados são necessários. “A primeira coisa a ser feita é consultar um profissional de educação física. Esse profissional saberá avaliar com o indivíduo as suas necessidades e, principalmente, prescrever a dose adequada de exercício em cada momento, tomando os devidos cuidados para não haver o esforço exagerado”, comenta o professor.
Raphael ainda dá dicas para quem busca motivações para voltar à rotina de atividades e traça algumas estratégias que podem superar esse desânimo inicial. “Procure uma atividade ou esporte que gere prazer nessa prática, pois a chance de continuidade é bem maior. O seguimento em programas de atividade física acrescenta uma melhora significativa na saúde. Uma vez inserido nessa rotina, é recomendado que se realize atividade física pelo menos 3 vezes por semana”, finaliza.