Potencialidades do turismo rural são destaques na 17ª Ruraltur

Realizada pelo Sebrae, a 17ª edição da Ruraltur apresenta potencial turístico da Chapada das Mesas e está sendo sediada pelo Maranhão.

De hoje (01), até o dia 04 de setembro, experiências e o potencial brasileiro para o turismo rural são destaques na 17ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil (Ruraltur), sediada pelo Sebrae Maranhão.

O evento acontece em ambiente 100% digital, enfocando o tema “Turismo Consciente, Criativo e Colaborativo” e diversas ações voltadas para empreendedores rurais e aos que desenvolvem atividades ligadas ao turismo rural, além de demais interessados nesse promissor nicho de mercado.

Mais de 250 lojas e 500 expositores participam desta edição da Ruraltur, uma vitrine concebida para fomentar, promover e fortalecer o Turismo Rural, dando visibilidade mundial ao empreendedorismo no campo.

Empreendedores como Pedro Garcia, proprietário da Chácara Cabana dos Lagos, em Riachão/MA, é um dos que participa da Ruraltur. Ele, que transformou a propriedade rural da família em pousada e recebe visitantes que chegam para conhecer as belezas da Chapada das Mesas e vivenciar o contato com a natureza, busca capacitação e troca de experiências para aprimorar suas atividades.

“A Ruraltur é uma oportunidade muito boa, pois proporciona conhecimento e interação com outros empreendedores. Sou apaixonado pela natureza, por tudo o que ela oferece. Participar dessas ações tem me mostrado que somos maiores do que podemos imaginar. A gente encontra um músico, um artesão, uma pessoa que trabalha com alimentação e nesses eventos, a gente troca muita experiência, resultando em ideias que vão somar para a nossa atividade”, explica o empreendedor.

Este ano, o Maranhão aposta na Ruraltur para evidenciar o potencial do Polo Chapada das Mesas para o turismo rural, em um trabalho que abrange ainda o Sul do Estado e o Polo Floresta dos Guarás. Neste último, com apoio de consultorias técnicas, o Sebrae mapeia potencialidades na região de Alcântara (na comunidade de Itamatatiua, por exemplo), em Bequimão e Cururupu.

“O Maranhão é um dos estados com maior diversidade de oportunidades e potenciais turísticos, porque detém opções de praia, patrimônio histórico, cultura, aventura, natureza, dentre outros. Sem dúvida, um dos nossos maiores potenciais está no rural. Apesar disso, esse é um segmento que ainda precisa ser mais conhecido interna e externamente. E o Ruraltur será uma grande vitrine para apresentarmos algumas dessas oportunidades de diversificação da oferta turística e para colocarmos o Maranhão no mapa do Turismo Rural”, acredita o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Sebrae Maranhão sedia Ruraltur pela primeira vez

Esta será a primeira vez que o Sebrae Maranhão sedia um evento voltado para o turismo rural, motivado, principalmente, pelo potencial do estado para essa atividade, em especial nos Polo Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás e na região Sul, onde a instituição já promove inúmeras ações que beneficiam empreendedores do segmento nas suas mais diferentes modalidades.

“Esta é uma oportunidade de posicionar o Maranhão no cenário do turismo rural, além do turismo de aventura, ecoturismo e turismo de natureza, nos quais o estado já é reconhecido, diversificando e capacitando os pequenos negócios ligados ao setor. O evento, oportuniza, ainda, a geração de negócios e troca de experiências entre os participantes de várias atividades da cadeia produtiva e dos vários estados e países participantes”, aponta a analista do Sebrae, Sandra Barcelos, coordenadora do Ruraltur 2021.

Criada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur passou a ser nacional e itinerante a partir de 2015. Na edição de 2021, o Festival de Turismo Rural e de Turismo de Aventura garantiram capacitações prévias para os participantes, focadas no resgate de tradições, cultura e pertencimento dos empreendedores e expositores da região Sul do estado – mais especificamente do Polo Chapada das Mesas. O grupo recebeu consultorias, mentorias e tutorias. E as melhores experiências resultantes dessas capacitações são destaques da programação oficial da 17ª Ruraltur.

Programação

Um dos destaques da programação é o I Seminário Nacional TRC que acontece hoje (01) e amanhã (02/09) na 17ª RURALTUR. Para participar é necessário fazer inscrição pelo link https://ruralturdigital.com.br/inscricao/

Realizado pela Rede de Empreendedores do Turismo Rural Consciente em parceria com o Sebrae Maranhão e com o Sebrae Paraíba, o evento terá 09 painéis com temas práticos para quem quer empreender e melhorar a sua atuação no Turismo Rural ou tem desejo de saber mais sobre esse segmento emergente.

O primeiro painel abre o evento hoje (quarta-feira) às 11 horas e aborda o Turismo Rural Consciente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O segundo painel ocorrerá às 13 horas de hoje (01/09) e tem como tema os Desafios e Superação durante a Pandemia.

O terceiro painel acontece na sequência, às 14:30 horas, trazendo uma abordagem sobre a Importância da Gestão Sustentável no Turismo Rural.

O quarto painel começa pontualmente às 16:30 horas com o tema Agregando Valor ao Espaço Rural.

O quinto painel encerra a programação do primeiro dia do Seminário Nacional de Turismo Rural Consciente às 18 horas (01/09 – quarta-feira), com o tema Identificando e Valorizando os Produtos, apresentando e desmistificando as expressões I.G. – Indicação Geográfica (de origem) e D.O.- Denominação de Origem.

Depois de conhecer a Rede de Turismo Rural Consciente, que reúne cerca de 120 empreendedores de norte a sul do país que buscam contribuir para que os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 sejam praticados e alcançados; como alguns empresários trabalharam visando vencer desafios, conviver e superar a pandemia; a importância da gestão sustentável no turismo rural; como agregar valor ao espaço rural; e como identificar e valorizar produtos.

O I Seminário Nacional de Turismo Rural Consciente continua neste segundo dia, 02 de setembro de 2021, a partir das 14 horas, com o sexto painel abordando Marketing Digital Turístico.

O sétimo painel está marcado para iniciar às 15 horas e terá como tema Marketplace: construindo a nossa Mercearia Digital.

O oitavo painel começará pontualmente às 17 horas da quinta-feira, dia 02 de setembro, e terá o formato de uma Mesa Redonda que discutirá o Turismo no Espaço Rural com temas como turismo é fluxo, envolve destinos e produtos turísticos diversos e em convivência como os Caminhos de Turismo e Peregrinação, Cicloturismo, Turismo de Aventura, Ecoturismo e, claro, Turismo Rural.

O I Seminário Nacional de Turismo Rural Consciente chega ao fim com o nono painel que apresentará as conclusões do evento e fará o lançamento da Segunda Carta do Turismo Rural Consciente Brasileiro focando no reconhecimento do Turismo como atividade Rural formal; acesso a Conectividade do Campo, pois telefonia e internet são necessidades inadiáveis; Inovação; e a Agenda 2030.  

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão