Menores de 15 anos devem atualizar vacinas até dia 29 deste mês

Doses são encontradas em qualquer UBS da cidade.

Menores de 15 anos devem atualizar vacinas até dia 29

 Pais e responsáveis devem ficar atentos para não perder o prazo da vacina (Foto: Patrícia Araújo)

A Campanha de Multivacinação de 2021 ocorre em Imperatriz até o dia 29 de outubro. Este é o momento para pais e responsáveis fazerem atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, menores de 15 anos. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h.

É importante relembrar que a vacina desse público pode contribuir para que doenças já erradicadas não voltem mais. O secretário de Saúde, Alcemir Costa, reforça que é a oportunidade para quem está com as vacinas em atraso. “Vamos nos esforçar o máximo possível para vacinar as nossas crianças e adolescentes. Isso significa contribuir para uma população mais saudável, uma vez que, no futuro, estarão livres de muitas doenças”, comenta.

As vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A campanha de vacinação acontece em todo Brasil. Por isso, atualizar a situação vacinal contribui para a proteção de doenças imunopreveníveis, além de evitar hospitalização, sequelas e tratamentos de reabilitação e óbitos. “Prevenir é sempre o melhor caminho”, relembra o gestor da Semus.

Secretaria de Saúde também relembra que vacinas salvam vidas. Portanto, levar as crianças e adolescentes para completar a imunização até o dia 29, previne uma série de problemas futuros. Todas as vacinas também são seguras e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).