Socorrão volta a atender ao público com duas recepções

Segundo secretário de Saúde, Alcemir Costa, inciativa visa melhorar fluxo de atendimento e agilizar acolhimento do paciente.

Socorrão volta a atender ao público com duas recepções

 O funcionamento específico das recepções garante um fluxo de informações satisfatório. (Foto: Paula de Társsia)

Porta de entrada em muitas organizações, as recepções são fundamentais para o bom funcionamento de um hospital. É lá que ocorre o primeiro contato dos pacientes com a instituição. “O acolhimento de forma especifica facilita o direcionamento dos pacientes e melhora qualidade do atendimento da chegada”, pontua o secretário Alcemir Costa.

Ele explica que com o retorno do atendimento ao público no Socorrão em duas recepções, a RECEPÇÃO 1 fica destinada às urgências da Clinica Medica – pacientes  que chegam com sintomas característicos de patologias tratadas por clínicos gerais e odontologistas. E a RECEPÇÃO 2 atenderá  às emergências da Clinica Cirúrgica e da Ortopedia –  pacientes vitimas de acidentes, arma branca, tiros, acidente de trabalho e traumas, entre outros.  

“Estes pacientes direcionados à cirúrgica geralmente chegam de ambulância, muito deles politraumatizados. Com acolhimento em recepção específica, ele vai conseguir dar entrada de forma muito mais rápida e sua identificação com preenchimento de fichas e guias de internações se torna mais prática” – observa o secretário Alcemir.

O diretor do hospital, Vitor Pachelle, acrescenta ainda que a reabertura da segunda recepção vai ajudar na agilidade, na organização, e no fluxo de atendimento em geral.

“É importante termos as duas opções, assim facilitamos a logística tanto para o paciente quanto para os servidores. Com a divisão, já temos a indicação que o paciente que dar entrada pela recepção 2 geralmente é um caso mais grave,  e isso torna a tomada de decisão da conduta a ser adotada mais rápida” – explicou o diretor.

Além disso, gestores, médicos e colaboradores contam com o trabalho da recepção em diversos processos. Lá são feitos os atendimentos a pacientes; abertura de fichas ambulatoriais; preenchimentos de guias de internação, direcionamento para consultórios e salas de exames. O funcionamento específico das recepções garante um fluxo de informações satisfatório.