Teoria e prática: Laboratório de Transformação Digital para estudantes de TI

Contato com a prática é essencial para estudantes da área de tecnologia da informação

Em uma área carregada de conceitos e teorias, trabalhar com a prática durante a formação acadêmica é um diferencial para os futuros profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Esse é o caso dos estudantes da Facimp Wyden, que podem contar com o Laboratório de Transformação Digital (LTD) – um espaço dentro da universidade que possibilita o fortalecimento das competências desenvolvidas em sala de aula, por meio de pesquisa e extensão.

O Professor Paulo Henrique S. Barbosa, da Facimp Wyden, é coordenador do projeto e explica que a ideia é dar oportunidade dos alunos articularem teoria e prática, ao oferecer para a comunidade serviços de transformação digital. “Os projetos são nas áreas de concepção, desenvolvimento e implantação de ideias relacionadas à transformação digital e educação em segurança da informação”, pontua. 

Para José Vieira Lima Junior, coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Facimp Wyden, o objetivo do LTD é fazer uma ponte entre academia e mercado. 

“Estamos proporcionando aos participantes contato direto com a realidade das organizações, públicas e privadas, de forma que possam contextualizar a realidade da região”, afirma.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais de TI ainda é muito desconhecido para grande parcela da população, muitos se perguntam: “afinal de contas, o que faz uma pessoa formada em Tecnologia da Informação?”. Bom, tudo depende do curso que cada estudante vai escolher, já que se trata de um campo muito amplo. 

Quem escolhe o ramo da tecnologia é responsável por atividades que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial) para facilitar o acesso, fazer análises e gerenciamento de informações.

Segundo Paulo Henrique, depois da pandemia, o mundo tem a tecnologia anexada ao seu “DNA”. 

“Com o aumento na capacidade, volume e transmissão de dados, os avanços nos softwares conectados à internet e o crescimento das IAs (inteligência artificial) cada vez mais incorporadas no cotidiano com redes conectadas, internet, WiFi, equipamentos sofisticados, sites e aplicativos, vemos um mercado promissor”, ressalta. 

Dessa forma, os alunos que têm a oportunidade de aproveitar o LTD estão um passo à frente, ou seja, possuem certificações dentro do programa – um diferencial em um mercado que está em constante evolução.

Legenda foto: Alunos da Facimp Wyden participando de oficina no LTD/ Divulgação
Att, Kethlen Mata–