Digital e físico devem convergir para sucesso em vendas de Natal

Especialista da Pitágoras dá dicas para alavancar performance no final do ano.

O início de dezembro marca a corrida dos lojistas para chamar atenção de clientes e aumentar as vendas de Natal. As vitrines são decoradas com o capricho que encanta os olhos e provoca o consumo, porém o período de pandemia fortaleceu a familiaridade com as plataformas digitais e as estratégias dos empresários para atingir sucesso no final de 2021 é convergir o mundo físico com o virtual. 

De acordo com o coordenador do curso de Administração da faculdade Pitágoras, Kennedy Veloso, o comportamento e interesse dos consumidores estão adaptados a uma nova realidade. “A pandemia fez com que acelerasse um processo que já deveria estar acontecendo, a possibilidade do atendimento virtual já é uma realidade. O mundo digital é o meio onde ocorre o maior fluxo de visitantes e consequentemente aumenta a possibilidade de captação e atendimento a novos e antigos clientes. Muitas empresas viram a necessidade de se adaptarem urgente para este formato. Isso aconteceu durante o cenário pandêmico, adquirindo-se um conhecimento importante para o futuro do negócio”, pontua. 

O administrador defende que desenvolver campanhas em redes sociais e trabalhar sua presença digital por meio de e-commerce pode ser o diferencial para trazer compradores para sua loja. “As redes sociais são de suma importância nesse momento, a possibilidade de divulgação em massa de maneira mais barata que televisão ou rádio, dando a possibilidade de o próprio lojista criar sua publicação. Segundo ponto, a capacidade que elas têm de informar alguns dados, como faixa etária, localidade, engajamento em geral. Essas informações gera a possibilidade de fazer segmentação de mercado, e ser mais assertivo nas escolhas de publicações como região, horário, sendo assim mais preciso para atingir seu cliente. Essa ferramenta quando bem utilizada é muito valiosa para qualquer negócio”, considera. 

Neste ano, o mercado espera uma injeção de R$ 68,4 bilhões na economia, depois de que a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 77% dos brasileiros vão comprar presentes de Natal. O coordenador separou dicas para aproveitar esse período com bom desempenho: 

1) Atenção aos protocolos de saúde! Embora haja flexibilização quanto ao uso de máscaras, é importante que todos, funcionários e consumidores, sintam-se confortáveis. 

2) Adapte sua loja ao mundo digital. Se ainda não criou perfil nas redes sociais, é bem provável que poucos conheçam seus produtos e ofertas. 

3) Valorize seus colaboradores. Para se equiparar ao desempenho de lojas online, trabalhe com políticas de comissão e estimule vendedores a terem bons resultados. 

4) Confira seu estoque. Verifique quais produtos podem entrar em campanhas de promoção e destaque os itens que precisam ser vendidos em grande escala. 

5) Prepare-se para os últimos dias antes do Natal! A procura por presentes aumenta nos dias 23 e 24 de dezembro. É importante que lojistas fiquem atentos a essa oportunidade.