Sete dicas capitais para uma gestão financeira digital

Especialista da faculdade Pitágoras orienta como o empreendedor pode ser bem-sucedido no mundo virtual. 

O mundo digital está muito presente na vida de todo mundo, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Mas com tantas ferramentas, é difícil saber por onde começar mesmo para quem já tem um negócio digital, não é?   

De acordo com o coordenador do curso de Administração da faculdade Pitágoras, Kennedy Veloso, é importante que todo empreendimento, sendo digital ou não, seja bem gerenciado para oferecer lucros, isso inclui conhecer o mercado em que se está atuando, entender o perfil dos consumidores e planejar com cuidado toda a parte financeira.  

Outras dicas apontadas pelo professor mostram que mesmo no mundo virtual, os direcionamentos são muito próximos do de um negócio físico, ou seja, são aplicáveis nos dois modelos de negócio. A principal diferença é que em uma loja virtual o seu investimento de captação acaba ficando por conta das ferramentas de anúncios em buscadores e nas redes sociais. Aí é necessário ter inteligência na hora do investimento.   

Veja algumas dicas do professor da faculdade Pitágoras para administrar um negócio digital:  

1. Entenda do mercado digital  

Vender em loja física é muito diferente. Por isso, saiba o preço do seu produto para te gerar lucro. Lembre-se que a venda na internet exige outros cuidados como: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na sua conta, custo da transportadora, entre outros.  Não é que vender on-line é mais caro. São custos e dinâmicas diferentes que devem ser avaliadas na hora de estipular o preço adequado.  

2. A fachada da sua loja virtual  

Lembre-se que o site é a sua loja. Logo, você precisa fazer um para vender. Não gaste dinheiro com desenhos ou recursos mirabolantes. Faça algo simples, seguro e que mostre logo de cara aquilo que você tem a oferecer. Um bom site é aquele que vende.   

3. Quem é o seu cliente?  

A internet nos permite conhecer o consumidor de forma mais prática. Outra forma de entender melhor o seu consumidor é verificar o que a concorrência está oferecendo. Isso ajuda a conhecer os hábitos de compra. Não faça panfletagem por WhatsApp ou nas redes sociais. Ofereça produtos pontuais para aquele cliente que você conhece. Saiba se ele é casado, se tem filhos, se mora sozinho e por aí a fora. Quando você dispara mensagens promocionais aleatórias, elas podem cair na pessoa errada. Ou seja, um potencial cliente a menos.   

5. Logística e estoque no e-commerce  

Já que o consumidor não vai até sua loja pegar o produto é importante ficar atento sobre os seus processos de logística. Vai usar os correios? Vai optar por uma empresa terceira? Irá atender todo o território nacional? Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual. A carga tributária ficou em primeiro lugar.   

6. Dicas de plataformas de negócios  

Existem sites que estão prontos para anunciar e vender o seu produto. Eles são chamados de marketplaces. A grande maioria é gratuita. Neles é possível criar a descrição de um produto, colocar fotos e fazer negociações. Não esqueça de olhar se há taxas cobradas na hora da venda.    

7. Planilha de custos   

Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é misturar o orçamento pessoal com o de seu negócio. Tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir gastos pessoais pode parecer normal, mas pode ser fatal. Para não cometer esse erro, estipule uma remuneração baseada não apenas no que você precisa para viver, mas também na saúde do seu negócio. Por isso, controlar a planilha de custo é algo crucial para o sucesso da empresa e da sua qualidade de vida.