A ação visa beneficiar 150 crianças mensalmente com procedimentos cirúrgicos de hérnia inguinal, fimose, criptorquidia e outros.
Crianças de 0 a 12 anos estão sendo beneficiadas com o mutirão de cirurgias. A triagem dos pacientes foi feita pelo Três Poderes. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou mais uma etapa de mutirão de cirurgias eletivas nesta sexta-feira (21). Dessa vez, foram cirurgias gerais pediátricas no Hospital Municipal Infantil, que visa beneficiar 150 crianças mensalmente com procedimentos cirúrgicos de hérnia inguinal, fimose, criptorquidia e outros.
Com esse mutirão, serão contemplados pacientes de 0 a 12 anos, regulados pelo Município, e que aguardavam a retomada das cirurgias eletivas, as quais estavam suspensas devido à pandemia da covid-19, mas vêm sendo retomadas gradativamente. A triagem das crianças aptas aos procedimentos foi feita pela Auditoria do Três Poderes.
“Esse é mais um passo na saúde de Imperatriz e o nosso propósito é atender o maior número possível de crianças, para que elas tenham mais qualidade de vida, afinal esse é um compromisso da nossa gestão e vamos avançar muito mais. As cirurgias foram um sucesso, graças a Deus, e semana que vem mais crianças serão beneficiadas”, ressaltou o secretário de Saúde, Alcemir Costa
O secretário explicou ainda que para o mutirão foi preparada toda uma logística “desde equipe médica até o fluxo de atendimento no hospital, pois é uma unidade hospitalar de urgência e emergência que não para, sendo referência para toda região. Então, são os atendimentos de rotina, as cirurgias de urgência, as cirurgias eletivas, o que requer portando todo um fluxograma envolvido”, pontuou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.
Força-tarefa
Além do mutirão de cirurgias eletivas gerais pediátricas, a Prefeitura de Imperatriz também realizou mutirão de cirurgias gerais para adultos no Socorrão. Em setembro, assim que assumiu a pasta, o secretário Alcemir determinou o mutirão de cirurgias eletivas gerais, as quais beneficiaram mais de 250 pessoas que aguardavam na fila de espera, formada em decorrência da pandemia da covid-19. Em dezembro de 2021, Alcemir Costa anunciou ainda a força-tarefa de cirurgias especializadas, incluindo oftalmologia e otorrino.