Cobertura vacinal contra Covid-19 muda cenário da pandemia em Imperatriz

Cresce número de testes positivos, mas cai em quase 50% número de óbitos e internações no primeiro mês do ano.

Cobertura vacinal contra Covid-19 muda cenário da pandemia em Imperatriz

 De acordo com as estatísticas, Imperatriz tem mais de 83% da população vacinada com 1ª e 2 ª doses. (Foto: Maria Almeida)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulgados nesta quarta-feira, 02, mostram uma reconfiguração do cenário da pandemia da Covid-19 no município de Imperatriz. De acordo com as estatísticas, em janeiro de 2021 tivemos 604 casos notificados pela Vigilância em Saúde do Município. Já em 2022, o número de testes positivos chegou a 1.571.

Na contramão deste aumento, as estatísticas apontam uma queda importante de 51% (cinquenta e um por cento) no número de internações e de 44% nos óbitos. Em janeiro de 2021 foram registrados 18 mortes, e em 2022 este número caiu para 10. E das 10 mortes, nove eram idosos acima de 80 anos com comorbidades severas: alzheimer, neoplasia, leucemia e tabagismo; E um era de 40 anos com síndrome de down e cardiopatia congênita.

Já em relação às internações, em janeiro de 2021 tivemos 219 e no mesmo período de 2022: 106.

“Estes dados mostram dois cenários: Com e sem vacina! E claramente observamos que além da redução no número de mortes, tivemos uma mudança significativa no perfil das pessoas que foram a óbito. Maioria das mortes de 2022 é de pessoas com comorbidades acentuadas. E se compararmos 2022 com o pico da pandemia em 2021, a queda no número de óbitos é de quase 95%, pois só em março tivemos 187 mortes” – ressaltou o secretário de Governo, Eduardo Soares.

De acordo com as estatísticas, Imperatriz tem mais de 83% da população vacinada com 1ª e 2 ª doses – fator que o secretário atribui como responsável pelo cenário atual da pandemia. Outro dado comparativo importante, segundo Eduardo é que em 2022 houve aumento no número de testes disponibilizados, o que contribui automaticamente para um número maior de pessoas positivadas este ano.

O Município desde o início tem disponibilizado estrutura para podermos sair dessa pandemia. “Estruturamos as nossas Unidades Básicas de Saúde para vacinação, inclusive com horários estendidos em algumas, descentralizamos os pontos de testagens de covid-19 para atender a alta demanda. E graças a Deus a vacinação tem avançando e os números mostram que quanto mais pessoas vacinadas, menos pessoas internadas, inclusive em UTI.  Apesar dos aumentos, temos redução de internação”, informou o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

Segundo Eduardo, em relação aos testes positivos, vale ressaltar ainda que o cenário muda em curtos períodos. “Conforme dados publicados, nas duas últimas semanas de janeiro 43% dos testes realizados eram positivos; já nesta primeira semana de fevereiro, apenas 20% dos testes estão positivando. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, sem vacina o período de ativação do vírus é de 15 dias e no ambiente de vacinados, o período é de sete dias – diminuindo assim o tempo de transmissão e de positivação.” – reitera.

Atualmente Imperatriz conta com 45 leitos de enfermaria, 13 de UTI e 7 de Suporte ventilatório. Do Município são 12 de enfermaria e 7 de suporte ventilatório. Do Estado são 33 de enfermaria (30 no macro e 3 no Materno Infantil) e 13 de UTI.