Especialista faz recomendações para se destacar em entrevistas de emprego.
Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, professor Kennedy Veloso, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.
“No início de ano, muitas empresas estão em busca de profissionais e é importante saber em que setores do mercado buscar oportunidades, analisar quais os setores da economia que se destacam e continuam crescendo ou não são tão prejudicados com a pandemia. Por exemplo, atualmente, empresas de varejo, varejo on-line e de produção industrial estão com uma alta demanda, vagas também na área de Ciências Contábeis com a proximidade da declaração de imposto de renda para pessoas físicas, abrindo oportunidade até para estágios”, pontua.
O especialista selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego. Confira:
Fique online!
Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao mercado de trabalho e atualizar as redes sociais de perfil profissional.
Leia notícias!
As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor forma de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. Importante que haja uma rotina e organização para a leitura de jornais e portais, saber dos acontecimentos na atualidade.
Prepare o currículo!
Muitas pessoas utilizam o mesmo currículo de anos atrás, o que pode ser um erro, pois ao longo do tempo você pode ter adquirido novas habilidades e experiências. Além disso, seu foco profissional pode ter mudado. Portanto, é preciso avaliar as instituições em que você quer trabalhar e preparar seu currículo. “Alinhe seus objetivos e competências com o propósito do local e com o cargo que visa ocupar”, orienta.
Valorize contatos!
Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. É necessário estabelecer uma conexão com outras pessoas e criar uma rede de contatos.
Seja confiante!
A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Trabalhar a confiança é fundamental para ter uma autoestima em alta. Para isso, tente evitar escutar aqueles pensamentos pessimistas, autodepreciativos e negativos, acredite no seu potencial”, destaca.