“Chegou na hora certa e só tenho a agradecer”, diz mãe de paciente beneficiado com mutirão de cirurgias no Socorrinho

Os procedimentos realizados são de cirurgias de hérnia, postectomia, hidrocelectomia, criptorquidia e outros.

"Chegou na hora certa e só tenho a agradecer", diz mãe de paciente beneficiado com mutirão de cirurgias no Socorrinho

 Secretário de Saúde, Alcemir Costa, acompanhou na manhã desta quarta-feira (09) mutirão de cirurgias pediátricas no Socorrinho. (Foto: Assessoria)

Crianças de 0 a 11 anos e adolescentes de 12 anos estão sendo beneficiados com o mutirão de cirurgias eletivas gerais pediátricas do Socorrinho de Imperatriz. Entre os procedimentos, estão cirurgias de hérnia, postectomia, hidrocelectomia, criptorquidia e outros.  

Luis dos Santos Barretos, 3 anos de idade, é um dos beneficiados com a ação. Ele passou por cirurgia de hérnia, criptorquidia e fimose. A mãe da criança, Renata Moraes, comemora o sucesso dos procedimentos e conta o quanto importante foi o mutirão para ela e para o filho.

“Quando ele tinha seis meses, descobri a criptorquidia, depois fimose e ele vivia doente, eu sem saber o que era. Na avaliação com o doutor nos Três Poderes, descobrimos ainda que ele tinha uma hérnia. Esse mutirão veio na hora e graças a Deus meu filho foi chamado, e eu só tenho agradecer porque coração de mãe fica angustiado. Imagina sabendo que são três procedimentos, mas deu tudo certo e ele segue se recuperando bem”, pontua.

O mutirão iniciou na metade de janeiro e segue para suprir o máximo a demanda reprimida que havia em função da pandemia da covid-19. “Em todo Brasil, tivemos cirurgias eletivas suspensas, e em Imperatriz não foi diferente, mas assim que foi possível o retorno, providenciamos os mutirões. Já temos mais de 30 crianças beneficiadas e a nossa meta é acabar com a fila de espera e vamos nos empenhar nessa missão”, explicou Alcemir Costa, secretário de Saúde de Imperatriz.

Para o mutirão, foi disponibilizada uma equipe multidisciplinar cirurgiões pediátricos, anestesias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentalistas. “Lembrando que o Socorrinho é um hospital porta aberta que não para, então é toda uma logística para manter os atendimentos de rotinas, urgência, emergência e agora as eletivas. Graças a Deus tudo ocorrendo bem e ver nossa população sendo beneficiada nos fortalece para continuarmos avançando”, ressaltou o secretário. 

Força-tarefa

A Secretaria Municipal de Saúde também realizou mutirão no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Em setembro de 2021, assim que assumiu a pasta, o secretário Alcemir determinou o mutirão de cirurgias eletivas gerais, as quais beneficiaram mais de 300 pessoas. Em dezembro de 2021, Alcemir Costa anunciou ainda a força-tarefa de cirurgias especializadas, incluindo oftalmologia e otorrino.