Somente neste mês de fevereiro mais de 40 pacientes infantis estão sendo atendidos pela cardiologista.
Agora as crianças não precisam mais se deslocar até São Luís, já que Imperatriz possui a especialidade (Foto: Paula de Társsia)
Município de Imperatriz comprometido com o fortalecimento e avanço da saúde pública local, tem implantado especialidades médicas que visam beneficiar, principalmente, crianças que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Somente, neste mês de fevereiro mais de 40 pacientes infantis que precisavam se deslocar até a capital do estado, São Luís, para consulta especializada, estão sendo atendidos pela cardiologista no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes.
“Viabilizarmos essa especialidade no próprio município, é proporcionar atendimento mais próximo de casa e evitar um deslocamento desgastante, tanto para as crianças quanto para os acompanhantes. Estamos falando de pequenos, muitas vezes com a saúde fragilizada, que precisavam ir rotineiramente para a capital. Além disso, temos, também, economia de TDF com a oferta de serviços”, explicou o secretário de Saúde Alcemir Costa.
A cardiopediatria foi implantada no final do ano, com atendimento duas vezes na semana, agendado pelas Unidades Básicas de Saúde. Também foram implantadas nefropediatria e a infectologia ambulatorial, está última foi anunciada pelo secretário início de fevereiro deste ano. Com isso, já são, em menos de dois meses, três especialidades implantadas pela Prefeitura.” E a nossa meta é avançar muito mais na saúde de Imperatriz, tanto nos atendimentos especializados quanto na Atenção Básica”, ressaltou Alcemir Costa.
Com relação ao atendimento com a infectologista, a coordenadora do Cemi, Thamisa Fialho, pontua que a regulação é feita pela Auditoria dos Três Poderes. “Já as outras duas, são pelas nossas UBS’s”, disse.
Especialidades
A infectologista atende doenças infecciosas e parasitárias, bem como analisa a forma que elas afetam o indivíduo. Dentre as doenças atendidas pela especialidade, estão pneumonia, tuberculose, toxoplasmose, dengue, zika, chikungunya, sífilis, leishmaniose, infecção de pele e outros.
Já o cardiopediatra é o especialista em doenças relacionadas ao coração de crianças e adolescentes. O paciente pode nascer ou adquirir com o passar dos anos.
O nefropediatra é o médico especializado em tratar e prevenir doenças renais na infância.