Mesmo em casa, estamos expostos a perigos como descargas elétricas atmosféricas (raios) e choques elétricos. Esses riscos podem ser intensificados por descuidos e falta de informação – ainda mais nos períodos chuvosos. O engenheiro eletricista da Carmehil, empresa especialista em materiais elétricos, Elvis Barbosa, alerta que, para a proteção de pessoas nos recintos da residência, é crucial reconhecer materiais que possuam características de condutores ou de isolantes.
De acordo com o engenheiro, os cuidados não devem se manter somente em épocas de chuva, mas também no dia a dia, com o manuseio dos objetos certos.
“Os equipamentos mais “perigosos” na residência são os metálicos, como geladeira, celular, cercas de arames, tubos metálicos, linhas telefônicas ou elétricas – além desses, objetos em alumínio, prata e ouro também são condutores de eletricidade. O ideal é evitar manusear esses objetos quando ligados na tomada, com pés descalços, com alguma parte do corpo molhada ou em ambientes molhados e exposto a chuvas. Tudo isso aumenta assustadoramente as chances de ocorrer um acidente grave com os ocupantes por choques elétricos”, explica.
Também existem materiais isolantes, ou seja, que em condições normais não conduzem corrente elétrica. “Temos como exemplos claros a borracha, além de madeira e plástico neste grupo dos isolantes. Por isso, sempre que uma pessoa está num acidente elétrico e se encontra “presa” ao local de onde saiu a descarga, outras pessoas não devem tocá-la diretamente. Se quiserem ajudar, devem buscar desligar a alimentação elétrica da instalação (disjuntor de proteção), ligar para a emergência, e em caso extremo para salvar a vítima deve- se usar algum objeto isolante, como madeira, para interromper o contato físico e, portanto, o choque elétrico que atinge a vítima”, esclarece Elvis.
Medidas de segurança
- Ao utilizar algum objeto elétrico, evite estar descalço. Use sempre proteção, como calçados de borracha;
- Não manusear equipamentos elétricos em lugares molhados ou com alguma parte do corpo molhada, sempre verifique se o local está seco;
- Em caso de choque elétrico, desligue o disjuntor de proteção geral da residência. Caso tenha alguma vítima, isole a área, evite o toque e chame imediatamente os bombeiros.
Sobre o Grupo Carmehil
O Grupo Carmehil é uma empresa genuinamente cearense com mais de 30 anos no segmento de materiais elétricos. Hoje, a empresa já é considerada referência no mercado em todo o Ceará por oferecer qualidade nos produtos, melhor relação custo-benefício e excelência no atendimento.
Na hora de construir, reformar e decorar, as lojas Carmehil oferecem um mix completo em material elétrico, iluminação e rede de dados. São mais de 15 mil produtos de 150 marcas com entrega rápida e grátis para Fortaleza e Região Metropolitana em até 24h.
O Grupo Carmehil conta ainda com um moderno parque industrial, a Carmehil Soluções Industriais, considerada a maior fabricante de infraestrutura elétrica do Norte e Nordeste. Com softwares avançados e equipe especializada, são produzidos eletrocalhas, leitos, perfilados e painéis elétricos (baixa e média tensão) sob medida para cada projeto e em conformidade com a NR10.