Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia sete gestores municipais maranhenses em sua XI edição

O evento de premiação ocorreu em São Luís e reuniu mais de 400 pessoas, dentre autoridades estaduais e municipais, além de representantes de instituições parceiras.

Foram premiados os prefeitos Erivelton Neves (Carolina), Calvet Filho (Rosário), Erik Silva (Balsas), Clemilton Barros (Urbano Santos), Eduardo Braide (São Luís), Leo Cunha (Estreito) e Linielda do Elda (Matinha).

A noite da última terça-feira (03), foi de celebração para os 14 prefeitos maranhenses finalistas da XI etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), uma iniciativa do Sebrae que tem por objetivo reconhecer gestores municipais que colocam os pequenos negócios na pauta prioritária de seus programas de governo, considerando o empreendedorismo como um forte vetor na promoção do desenvolvimento local.

Os finalistas do XI PSPE concorreram às categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade e Cidade Empreendedora.

O público que lotou o auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Multicenter Negócios e Eventos, na capital, pode conferir o resultado da análise do júri técnico, composto por técnicos do Sebrae e representantes de instituições com expertise nos assuntos apresentados nos projetos. O julgamento do Prêmio Prefeito Empreendedor é extremamente criterioso, seguindo rigorosamente o edital. Portanto, os projetos finalistas da premiação cumprem com exatidão os objetivos propostos a cada categoria.

Foram premiados os prefeitos Erivelton Neves (Carolina), Calvet Filho (Rosário), Erik Silva (Balsas), Clemilton Barros (Urbano Santos), Eduardo Braide (São Luís), Leo Cunha (Estreito) e Linielda do Elda (Matinha).

“O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma grande celebração ao esforço coletivo de uma administração pública e do Sebrae, que juntos tem trabalhado para gerar maiores oportunidades de emprego e renda a população local, por meio do fomento ao empreendedorismo. Uma oportunidade de mais uma vez constatarmos que nosso trabalho conjunto tem marcado e mudado a realidade de muitos municípios maranhenses”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.

“É válido mencionar ainda, que toda essa nossa atuação junto às prefeituras municipais, foi potencializada e tem se tornado ainda mais efetiva, por meio do Programa Cidade Empreendedora, que em seu segundo ciclo está sendo executado em 70 municípios maranhenses, dos quais 53 são atendidos por meio da parceria firmada com o Governo do Estado”, complementa Coelho. 

Na etapa estadual 72 prefeituras participaram, com 89 projetos inscritos, maior número de projetos registrados em todas as edições já realizadas do Prêmio.  Desse total, apenas 21 projetos passaram pelos critérios rígidos do PSPE e foram visitados pela comissão julgadora que referendou 14 deles para concorrer às sete categorias da premiação.

“O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor vem para valorizar e reconhecer a importância de iniciativas que geram resultados de curto, médio e longo prazo e que proporcionarão mudanças significativas para o desenvolvimento local. É nesse contexto, que o Sebrae apóia a inserção do empreendedorismo na gestão municipal, por entender que um gestor com uma postura empreendedora faz a diferença e contribui para que o município avance, tendo sempre a preocupação com o desenvolvimento sustentável”, pontua o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

Os projetos vencedores do Maranhão concorrem ainda a etapa nacional da premiação, que ocorrerá no próximo dia 28 de junho, no Sebrae Nacional, em Brasília, disputando nas mesmas categorias com prefeitos vencedores de outros estados.

O Prêmio

A premiação chega à sua décima primeira edição, destacando gestores municipais de todo o Brasil que implementaram ou que estejam implementando projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

O PSPE é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

No Maranhão, além da equipe técnica da instituição e de consultores especializados, participaram da comissão julgadora representantes instituições parceiras: Tribunal de Contas do Estado (TCE); Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia da Informação (SECTI), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão(SEFAZ),  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Junta Comercial do Maranhão (Jucema).

BOX – Prefeitos, municípios e projetos vencedores por categoria

Categoria Cidade Empreendedora Região Nordeste: Projeto “São Luís Cidade Empreendedora” – Município de São Luís – Prefeito Eduardo Bride

“Esse prêmio é um reconhecimento aos empreendedores de São Luís, aqueles que acreditam e que tem a coragem de empreender nesta cidade e em especial é uma homenagem para aqueles que empreendem na zona rural, os agricultores familiares, que tem um trabalho belíssimo e que agora são reconhecidos com esse prêmio. É um trabalho também fruto do esforço da nossa equipe da prefeitura de São Luís, do Programa São Luís Mais Empreendedora, que visa gerar renda, capacitação, qualificação, incentivo e abertura de empresas aqui na cidade, para que de fato São Luís seja a cidade das oportunidades. E entendemos que não podemos parar, contando sempre com a parceria e experiência do Sebrae, para que possamos realmente transformar a vida das pessoas de nossa cidade para melhor”,  Eduardo Bride, prefeito de São Luís.

Categoria Empreendedorismo na Escola: Projeto “Educar para Empreender” –  Município de Matinha – Prefeita Linielda do Eldo

“Nosso projeto Educar Para Empreender é executado por meio do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Nós aderimos a esse grande projeto do Sebrae e o implantamos inicialmente em duas de nossas escolas, mas em seguida, identificamos a grande importância de manter esse conhecimento para nossos alunos, e então instituímos através de uma Lei Municipal, que o empreendedorismo fosse componente curricular da matriz curricular de nossa rede de ensino municipal. Então, hoje alunos de todas as nossas escolas, do 1º ao 9º ano estudam sobre o empreendedorismo. A disciplina empreendedorismo se tornou fixa em nossas escolas e é de grande importância para todos nós, uma vez que a cultura do empreendedorismo, o fomento ao desenvolvimento econômico de nossa cidade ela já vem fazer parte dos anseios das crianças, ou seja, incutir em suas mentes que é importante progredir e que o empreendedorismo é o caminho”. 

Categoria Desburocratização: Projeto Unificação e Desburocratização da Sala do Empreendedor – Município de Estreito – Prefeito Leo Cunha

“Para nós é uma grande satisfação ganhar esse prêmio na categoria desburocratização. A cidade de Estreito hoje se dedica a essa transformação, porque entendemos que isso nos facilita a buscar mais recursos, arrecadações e facilita ao cidadão comum regularizar sua empresa com mais facilidade, por exemplo, o cidadão que vai na Sala do Empreendedor de Estreito em quatro horas já sai com o CNPJ de sua empresa, isso nos deixa muito grato por essa grande conquista e pela parceria cada vez mais forte com o Sebrae”, relata o prefeito Leo Cunha.

Categoria Sala do Empreendedor: Projeto “Sala de Urbano Santos de mãos dadas com o Empreendedor local” – Município de Urbano Santos – Prefeito Clemilton Barros

“Estou muito feliz em receber este prêmio, mas principalmente, pelo resultado desse projeto em nosso município. Por meio da Sala do Empreendedor temos gerado maior agilidade e desburocratização na abertura de MEIs, contratação, por meio de licitação, de MEIs para prestarem serviços de transporte, tendo a Sala do Empreendedor como setor estratégico nessa ação, incluindo, seleção, capacitação, orientação, formalização. A criação da Feira do Empreendedor mensal e revitalização da praça municipal de alimentação, espaço com 10 boxes destinados a feirantes de alimentos, devidamente acompanhados pelo Sebrae e formalizados pela Sala. Ou seja, uma série de ações que têm promovido geração de emprego e renda a Urbano Santos”, diz emocionado Clemilton Barros, prefeito de Urbano Santos.

Categoria Inovação e Sustentabilidade: Projeto “ Programa Educa Balsas”– Município de Balsas – Prefeito Erik Silva

“Esse prêmio é de grande relevância, pois nós empreendemos no que há de mais importante na vida de todos nós, que é a educação. Então, para Balsas, na administração do prefeito Dr. Erik, ganhar esta premiação nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. E que, mesmo naquele período crítico da pandemia, a gente conseguiu transformar vidas através da educação, com tecnologia, com muito esforço, com muito trabalho e mudando a realidade de dezesseis mil alunos, que representa todos os nossos alunos da rede municipal de ensino na cidade de Balsas, que puderam ter acesso às aulas por meio de uma plataforma com três níveis de acesso, fazendo com que o percentual de alunos com acesso a aulas, fosse acima da média de outras escolas do Maranhão”, disse o vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique, presente na solenidade.

Categoria Compras Governamentais: Projeto “Empreendedoras Empoderadas” – Município de Rosário – Prefeito Calvet Filho

“Este troféu é fruto do nosso trabalho e acima de tudo das mulheres empreendedoras que são desde já empoderadas, mulheres que têm feito a diferença, feito Rosário crescer e progredir. Mulheres que têm feito a diferença dentro de casa, na agricultura, gerando renda e mostrando que as mulheres são fortes e o apoio do Sebrae foi fundamental e hoje recebemos este prêmio fruto dessa união, dessa importante parceria”, ressaltou o Calvet Filho, prefeito de Rosário.

Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos: Projeto “APP Guia Turístico e Interativo de Carolina – MA”– Município de Carolina – Prefeito Erivelton Neves

“Estou aqui representando Carolina mais uma vez, pois pela segunda vez somos vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor e estamos muito felizes de levar essas inovações para o nosso município, fazendo o diferencial para a nossa população, um de nossos compromissos para com o povo de Carolina e podem contar que esse projeto trará grandes benefícios para nossa cidade”, afirmou Erivelton Neves, prefeito de Carolina.